Pular para o conteúdo principal

MPT FAZ VISTORIA NO LIXÃO DE ITABAIANA

Crianças e adolescentes devem estar na escola, afirma MPT

Verificar se os catadores de lixo estão utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI) e se não tinham crianças e adolescentes no lixão da Terra Dura, em Itabaiana, foi o objetivo do Ministério Público do Trabalho. Nesta terça-feira, 23, o procurador do Trabalho Gustavo Luis Teixeira das Chagas e o advogado geral do Município, Lucas Cardinali Pacheco, foram até o local para verificar as condições de trabalho.

Desde 2011, o MPT em Itabaiana firmou com o Município um termo de ajuste de conduta (TAC) para que os problemas no lixão fossem solucionados. Durante inspeções realizadas no local, foram encontradas crianças trabalhando e pessoas sem equipamentos de proteção. Em fevereiro deste ano, após o MPT em Itabaiana pedir na Justiça do Trabalho que o prefeito fosse responsabilizado pessoalmente pelo problema, a prefeitura do município entregou EPIs a 31 trabalhadores. Além disso, cercou a área do lixão e disponibilizou um funcionário da prefeitura para controlar o acesso dos catadores. Ficou determinado ainda que somente pessoas cadastradas e com os equipamentos de proteção poderão trabalhar no lixão.

Para a catadora de lixo, Joseane Barreto de Jesus, receber luvas, bota, máscara e óculos foi satisfatório, por que desde então não teve ferimentos com material cortante e acredita que os EPIs evita o contágio de doenças.

Durante a inspeção, foi possível constatar que algumas pessoas ainda estavam sem os EPIs. De acordo com Lucas Cardinali, todas os trabalhadores que estavam cadastrados receberam os equipamentos. “Ocorre que da primeira vez que entregamos o material tínhamos conhecimento de 34 trabalhadores cadastrados e agora esse número subiu para 52. Faremos hoje o cadastro do restante dos trabalhadores, forneceremos os EPIs e a partir de agora esse número não poderá ser ampliado, ou seja, não será cadastrado mais ninguém”, justifica.

Além dos EPIs, os trabalhadores receberão fardamentos e protetores solar. Foi disponibilizado também um trator para a retirada do lixo queimado, visando o bem-estar dos trabalhadores para que não fiquem em contato com a brasa e ainda, foi determinada a proibição do despejo do lixo hospitalar.

Ao comparar com a realidade encontrada em 2011, o procurador do Trabalho Gustavo Chagas, acredita que houve um avanço. “Até que se concretize o aterro sanitário e o fechamento dos lixões, esperamos diminuir a insalubridade do trabalho deles. Queremos proporcionar um pouco mais de dignidade a esses trabalhadores”, explica.

Segundo Lucas Cardinali, membros do Consórcio Agreste de Saneamento Básico estão estudando a área de 22 municípios para a instalação de um aterro sanitário. Diante dessa nova situação deve ser criada uma cooperativa ou associação para que os trabalhadores façam a reciclagem do lixo. Gustavo Chagas alerta que o MPT em Itabaiana vai realizar inspeções esporadicamente e caso haja a verificação do descumprimento do TAC, a instituição pedirá na justiça o fechamento do lixão.

Ana Alves
Assessora de comunicação
Ministério Público do Trabalho em Sergipe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das