Pular para o conteúdo principal

Estância: Prefeitura ainda sem data marcada para entregar Unidade de Saúde


Unidade Básica de Saúde - Rua Santa Luzia
 Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Estância e o Governo Federal, iniciada na gestão do ex-prefeito Ivan Lleite, culminou na  realidade de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o investimento foi superior a  R$300 mil reais e visa contemplar a população da zona Sul da cidade – Cachoeira, Candeal, Estancianha, Conj. Albano Franco, Alto São Vicente, Povoado Pastinho, etc..

O prefeito Carlos Magno ainda não definiu uma data para  efetuar a inauguração. O saudoso enfermeiro, Júlio dos Santos, que atuou por muitos anos no Hospital Amparo de Maria,  terá seu nome na fachada da nova UBS. Na transição dos governos (Ivan Leite/Carlos Magno), a obra ficou cerca de 95% concluída; a referida foi acompanhada pela Secretaria Municipal da Saúde, ultimada na gestão atual. 

Uma parceria firmada com a  Companhia Industrial de Estância (CIESA) deu à prefeitura a oportunidade de utilizar  imóveis da Avenida Santa Cruz como  Unidade de Saúde por  quase uma década, desde a gestão do ex-prefeito Gevane Bento. Quando da  inauguração da nova unidade, os atendimentos feitos no referido posto de saúde da Avenida Santa Cruz serão transferidos para a nova UBS. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) deve continuará no mesmo endereço, na  Vila Operária.

É sabido que qualquer  agente público, seja eleito, concursado, indicado, etc., está ocupando seu posto para servir aos interesses do povo. Obrigatoriamente seus atos deverão ter como finalidade o interesse público, e não próprio ou de um conjunto pequeno de pessoas amigas, deve ser impessoal. Neste quesito quero parabenizar o prefeito Carlos Magno  que mesmo sendo adversário político do gestor anterior tem orientado o seu grupo a não fazer oposição ao governante passado. Isso mostra maturidade, isso é colocar acima dos interesses pessoais o interesse do povo, ou seja, unir forças para ver a cidade em progresso, em desenvolvimento.

Dou como exemplo alguns Projetos  e Programas da gestão passada que estão em plena atividade: Adutora do Conjunto Santo Antônio; Construção da Quadra da Escola João Nascimento; Substituição da Rede de Água; Construção de Creche Escola na Cidade Nova; Distribuição de Sementes aos pequenos produtores rurais; Implantação da Fábrica de Vidros Saint-Cobain; Construção da Vila do Forró;  execução do Projeto Estância Ativa, etc. Além desses, o prefeito Carlos Magno mantém  ativo o convênio com a CIESA  visando à cessão de imóveis da Avenida Santa Cruz onde são oferecidos atendimentos de saúde e odontológicos   à população.

Sabe-se  das aves agourentas que cercam o prefeito; gente que  ainda não vestiu a camisa da gestão atual e orienta   o prefeito a não dá andamento a esses projetos; o Prefeito Municipal tem demonstrado sabedoria,  com a experiência que possui,  Carlos Magno sabe diferenciar o que é de interesse pessoal daquilo para o qual foi eleito,   que é agir com base no principio da impessoalidade.  Quanto ao ex-prefeito Ivan Leite, este  externou que administrar um município não é fácil e que propositalmente tem evitado criar qualquer tipo de polêmica com o novo prefeito. Disse que faz assim porque entende que "Doutor Carlos Magno precisa trabalhar", disse Ivan.

Que seja bem vinda a Unidade Básica de Saúde. – Mas não se esqueçam do tradicional Bairro Santa Cruz que é  Berço da Indústria Têxtil de Sergipe, incluam-no nos projetos futuros da presente gestão.


Por: Genílson Máximo