Pular para o conteúdo principal

FATEIRAS REPERCUTEM 'GRITO' NO DIA DIA NOTICIAS




 
Foto Ilustração
Caldeiras quebradas, falta de água, ausência de EPIs e material de limpeza
 levam fateiras a fazerem greve

A relação de trabalho  entre a Gestão Municipal e os trabalhadores que atuam no  matadouro municipal  não  tem sido das melhores. Desde janeiro, assim que o prefeito Carlos Magno assumiu,  acendeu um descontentamento entre as partes quando a gestão municipal optou   em implantar algumas mudanças de cunho administrativo, não   sendo essas  aceitas pela categoria.

Ao longo dos últimos seis meses a gerência do matadouro ficou por conta da Secretaria de   Municipal de  Agricultura e as mudanças adotadas  chegaram  até a incomodar  a Câmara de Vereadores que se posicionou em favor daqueles  trabalhares. Os ânimos  por lá não são dos melhores.

As mudanças  implantadas não agradaram muito aos marchantes e as fateiras; nesse final de semana o bicho pegou: as mulheres responsáveis pela limpeza das vísceras se reuniram para dar um chega às condições de trabalho que  são submetidas. Segundo a Sra. Guadalupe (fateira),  o matadouro está com duas caldeiras quebradas há dias. “Nós queremos a caldeira; Nós queremos água; Como é que a gente vai trabalhar sem água se o nosso trabalho  depende da água”, interrogou.

A fateira conhecida popularmente por ‘Chica do Fato’ ressaltou que suas colegas estão abatidas, estão doente em função das condições de trabalho que enfrentam. “Eu preciso do meu trabalho. Vivo de vender meu fato”, externou. 

Segundo Chica,   as fateiras  estão sob o relento a  ferver água em tachos  tilizando lenhas e sob fumaça, na madrugada; isso tem deixado as trabalhadoras estressadas e muito chateadas.  Outra a reclamar foi a Dona Sandra, disse que foi agredida, foi puxada  pelo braço  só porque estava a reivindicar seus diretos.  Dona Sandra  ressaltou ainda que são  abatidas cerca de 1500 cabeças de gados,  são pagas as tachas, e não  existem  recursos para pagar o conserto da caldeira.

Elas apelam ao prefeito que volte a atenção para a situação que vem se arrastando. Querem voltar a cuidar das vísceras, pedem que sejam corrigidas falhas como a falta de produtos de limpeza,  falta de equipamentos de proteção individual (EPI), que sejam consertadas as caldeiras; alegaram que estão trabalhando sem botas e com a  constante falta de água. 

O secretário da Agricultura Laelson admitiu que o matadouro está com problemas de caldeiras, mas já foram adotadas  as devidas medidas e ainda esta semana a situação voltará à normalidade.  Disse que essas pessoas não são funcionárias da prefeitura, não têm vínculos com o Município, são prestadores de serviços aos comerciantes que compram o fato. 

As matérias foram veiculadas no programa ‘Dia Dia Notícias’, na Marazul FM, apresentado pelo radialista Luiz Carlos Dussantus (Dissanti) e produzidas pelo repórter Pisca Júnior.


Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das