Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO GILSON ANDRADE RESPONDE AO EX-PREFEITO ZÉ NELSON


Resposta à matéria veiculada no site: www.atribunacultural.com.br em 17 de agosto de 2013. 

Atividades do Deputado Gilson Andrade direcionadas para o Povo de Estância.

Usando da oportunidade que este espaço dispôs para respondermos a matéria veiculada no dia 17 de agosto de 2013, viemos através deste, demonstrar o trabalho que estamos desenvolvendo no exercício do nosso mandato. 

Em termos numéricos, convém salientar que já apresentamos 49 Projetos de Lei, 26 Indicações, 1 Projeto de Resolução e 5 Moções, atividades que demonstrarei a seguir, principalmente no que diz respeito ao Município de Estância. 

No início do nosso mandato apresentamos uma Indicação pedindo ao Governo Estadual que substituísse as pontes de madeira dos povoados de Estância por pontes de concreto. Diante da não realização da solicitação pelo Governo, fizemos uma Emenda ao Orçamento do Estado, prevendo uma dotação de R$ 2.000.000,00 ( dois milhões de reais ) para a realização das supracitadas obras de substituição das pontes. Esperamos que o Governo do Estado, que é o competente para execução das dotações do orçamento, realize ainda esse ano a histórica espera de substituição dessas pontes. 

Por meio da Indicação nº 25/2011, reiteramos nossa luta em prol do Campus de Engenharia da Universidade Federal de Sergipe para a Cidade de Estância. Afirmamos nosso compromisso por meio de campanhas para coleta de assinaturas e dentro de nossas competências apresentamos uma Moção de Apelo, endereçada à Presidente da República e ao então Ministro da Educação Aloízio Mercadante, solicitando apoio e esforço para que o campus fosse implantado na Cidade de Estância. Ressalte-se ainda as várias visitas e reuniões com os Reitores da UFS para vermos e discutirmos a viabilidade e importância do supracitado campus. 

No que se refere a classe estudantil, em momento algum nos omitimos de ajudar os estudantes estancianos quando eles mais precisaram, ao contrário de outros políticos, falamos do fato de terem perdido os ônibus do Caminho da Escola para irem para as Universidades de Aracaju, onde, na ocasião, disponibilizamos um ônibus para amenizar os custos para os citados estudantes. Esclarecemos ainda que disponibilizamos, por meio das verbas de subvenção, já por duas vezes, recursos para que a Associação de Estudantes comprasse ônibus próprios para se deslocarem para nossa Capital, no afinco de realizarem o direito de cursar um ensino superior. 

Solicitamos por meio da Indicação nº 26/2011, a construção da passarela que liga os Conjuntos Camaçari e Piauitinga e fizemos diversos pronunciamentos na Tribuna da Assembleia Legislativa cobrando do Governo do Estado a referida construção. Parece-nos que, graças a Deus a obra da passarela vai sair. 

Lutamos e conseguimos que o Programa CEAC MÓVEL viesse para Estância, atendendo a população do Município, principalmente a mais carente. 

Lutamos incessantemente pela sinalização e implantação de redutores de velocidade na BR 101, além da busca por melhoria na entrada da Cidade Nova, principalmente no que se refere a famigerada mureta. Ressaltemos que o DNIT é um Órgão Federal, portanto não podemos exigir do Governo Estadual a intervenção nesse assunto, o que podemos e fizemos foi conversar para buscar uma solução para o problema. 

Ainda no que se refere às nossas Indicações, solicitamos uma Ambulância de Unidade Básica para atender a necessidade do Segundo Grupamento de Bombeiros de Estância, a implantação de um Centro de Nefrologia no nosso Município, a reforma do Memorial de Estância, a instalação de um Posto Policial e de um Ponto Banese na Praia, a reestruturação da Rodoviária de Estância, as reformas dos Colégios, Gilson Amado, Gumercindo Bessa e Arabela Ribeiro, o recapeamento da Estrada do Abaís entre tantas outras ações buscando melhorias para a população estanciana. 
 
Lembramos que não nos compete executar tais ações, pois como sabemos, fazemos parte do Poder Legislativo, entretanto, tenho a certeza que cumpri com minha obrigação de lutar por melhorias para a população estanciana, indicando, esclarecendo as necessidades e cobrando dos Órgãos Executivos que cumpram com o seu dever. 

No tocante aos Projetos de Lei, é imperioso dizer que toda Lei elaborada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Executivo tem caráter estadual e não municipal, desta forma, não podemos elaborar um Projeto de Lei exclusivo para um Município.
Nesse ínterim, elaboramos 49 Projetos de Lei, dos quais vários já se tornaram Leis Estaduais, a título exemplificativo: 

- Lei Estadual nº 7.179/2011, que institui no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe, o Dia de Combate à Obesidade Infantil.
- Lei Estadual nº 7.236/2011, que dispõe sobre a instalação de banheiros químicos em eventos de qualquer natureza no âmbito do Estado de Sergipe.
- Lei Estadual nº 7.245/2011, que dispõe sobre a afixação de cartazes nas dependências de escolas públicas e privadas, hospitais públicos e privados, postos de saúde e terminais ou estações de transporte público, de informações sobre as vacinas infantis obrigatórias.
- Lei Estadual nº 7.381/2012, que obriga a inserção de orientações sobre melhorias da qualidade de vida no verso dos receituários médicos utilizados pela rede pública de saúde do Estado de Sergipe.
- Lei Estadual nº 7.458/2012, que dispõe sobre incentivo e publicação de informações relativas á doação de órgãos no Estado de Sergipe.
- Lei Estadual nº 7.593/2013, que dispõe sobre a prestação de assistência especial a parturientes cujos filhos recém-nascidos sejam portadores de deficiência ou patologia crônica.

Ressaltemos a Lei nº 7.301/2011, que institui no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe, o Dia do Barco de Fogo, de fato é uma Lei de extrema relevância para garantir que a memória dessa arte se eternize na alma e no pensamento dos sergipanos. 

Constatamos ainda, as várias Leis de Utilidade Pública, decorrentes de Projetos de Lei de nossa autoria, prestigiando as várias Associações do nosso Município, a exemplo da Sociedade Musical Lira Carlos Gomes, Associação de Moradores e Vizinhança do Bairro Santa Cruz, Associação do Povoado Farnaval, Associação Cultural Quadrilha Pé Duro, Clube das Mães São Francisco de Assis da Cidade Nova, Associações de Produtores Rurais do Riachão do Teté, Liga União dos Clubes Amadores de Futebol da Cidade de Estância, Rotary Club de Estância, entre tantas outras Associações que tiveram seus títulos de utilidade pública conhecidos. 

Colacionemos para o conhecimento os vários Projetos que estão em tramitação na Assembleia Legislativa:
- PL nº 197/2011 - Apresentação de Carteira de Vacinação atualizada para matrícula e rematrícula de alunos da rede pública e privada de Sergipe.
- PL nº 355/2011 – Exibição de filme publicitário esclarecendo as consequências do Bullying nos cinemas do Estado.
- PL nº 356/2011 - Semana de mobilização escolar para esclarecimento de todas as formas de preconceito.
- PL nº 79/2012 – Classifica a visão monocular como deficiência visual.
- PL nº 145/2012 – Apresentação de certidão negativa de débito socioambiental pelas empresas instaladas no Estado para benefícios fiscais.
- PL nº 161/2012 – Criação da semana de prevenção e combate à depressão.
- PL nº 176/2012 – Semana da agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar no Estado de Sergipe.
- PL nº 206/2012 – Cardápio em Braile nos restaurantes e hotéis do Estado.
- PL nº 220/2012 – Atendimento aos usuários nos caixas dos estabelecimentos comerciais denominados hipermercados, supermercados ou congêneres.
- PL nº 230/2012- Bloqueador de celular em presídios e congêneres.
- PL nº 264/2012 – Informações sobre os índices nutricionais em estabelecimentos fornecedores de Fast food.
- PL nº 265/2012 – Abono no trabalho para cônjuge ou companheiro acompanhar a realização de pré-natal.
- PL nº 266/2012 – Assegura ao cônjuge ou à pessoa em união estável do consumidor responsável pela unidade consumidora o direito de fazer constar na fatura de serviços o seu nome.
- PL nº 267/2012 – Acrescenta o inciso XIII ao art. 5º à Lei 5.783/2005.
- PL nº 268/2012 – Merenda escolar diferenciada para alunos portadores de diabétis, obesidade e doença celíaca nas escolas da rede pública.
- PL nº 273/2012 – Advertência sobre uso inadequado de anabolizantes.
- PL nº 93/2013 – Fica proibida a utilização de OMG na composição da alimentação fornecida aos alunos da rede pública de ensino.

Desta forma, amigos quero aqui demonstrar nossa vasta atividade legislativa durante esse pouco mais de dois anos e meio de mandato, tendo a certeza que dentro do limite da nossa competência, estabelecida pela nossa Constituição Estadual, estamos cobrando a quem deve ser cobrado e legislamos sobre matérias de relevante interesse público, cumprindo com o dever que o povo me incumbiu em 07 de outubro de 2010. 

Não podemos nos furtar de falar do tão comentado Proinveste, onde o Município de Estância não tinha sido contemplado a contento no Projeto inicial, fato inadmissível pela importância do Município de Estância e de toda a região sul. Orgulho-me dizer que não me omiti e lutei para que Estância tivesse alguma obra estrutural diante do montante do Projeto e como sabemos, foi reservado 15 milhões de reais para a construção da estrada que liga Estância á Praia do Abaís, estrada esta que há muito tempo é um sonho dos estancianos. 

Portanto, agradeço cordialmente o espaço disponibilizado para responder de forma clara àqueles que preferem viver de uma política ultrapassada, oportunista e sem um mínimo de compromisso com a verdade. 

Agradecemos mais uma vez o espaço para responder ao Senhor que nos imputou uma afirmativa falsa, citando o eterno Padre Antônio Vieira no Sermão da Sexagésima quando disse: “Palavras sem obra são tiros sem bala; atroam, mas não ferem”.

Meus amigos, os homens devem se convencer mais pelas obras do que pelas palavras, pois estas sem aquelas são a constante tentativa de enganar o ouvinte por aquilo que o pregador não fez.

Aproveito para deixar aqui os nossos contatos:
Site: www.gilsonandrade.com.br 
E-mail: dep.gilsonandrade@gmail.com
Gabinete Assembleia: 3216-6789 / 3216-6640 -
Facebook: @dep.gilsonandradese
Escritório Parlamentar: Av. Raimundo Silveira Souza, 1699 – Alagoas – Estância - SE

Atenciosamente,

Gilson Andrade
Deputado Estadual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&