Pular para o conteúdo principal

POLUIÇÃO SONORA ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS EM ESTÂNCIA

Juiz de Direito Dr. Pontes

As próximas ações da Força Tarefa serão no combate ao abuso no trânsito, afirma doutor Pontes.

Há cerca de um mês uma Força Tarefa nasceu da parceria entre o Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Militar, a Polícia Civil, visando por fim à poluição sonora na cidade de Estância. Para o juiz de Direito doutor Pontes já é possível observar a tranquilidade das pessoas que por muito tempo reclamavam da falta de sossego.

Os equipamentos de som expostos nas avenidas, ruas, praças, bares, que antes motivavam reclamações dos munícipes aos órgãos responsáveis pela fiscalização, já não são mais vistos por conta do trabalho de policiamento e apreensão que ocorreu no decorrer desses trinta dias.

Dezenas de sons automotivos (som de malas) foram apreendidos e conduzidos ao Batalhão de Polícia e, consequentemente, os proprietários intimados pelo Poder Judiciário com a finalidade de responderem pelo ato de perturbação do sossego público, tendo que arcarem com as penalidades previstas na lei.

Nossa reportagem foi recebida pelo juiz doutor Pontes na manhã desta quarta-feira, 28, para falar sobre o referido trabalho. O magistrado mostrou-se satisfeito com os resultados preliminares, disse que a população está começando a ter sossego e, principalmente, as pessoas idosas que têm revelado gratidão; muitas pessoas já estavam se desfazendo dos seus imóveis por não suportarem mais os abusos desses sons, muitos mais potentes do que trios elétricos, disse doutor Pontes.

O magistrado Pontes enfatizou que o trabalho vai continuar, os infratores serão ouvidos pela Justiça e julgados à luz da Lei e que as próximas ações da Força Tarefa serão em função do Trânsito, em reforçar a fiscalização no que concerne a condução de veículos automotores por menores, utilização de capacetes na condução de ciclomotores e, ainda, quanto ao excesso de passageiros em veículos de duas rodas.

O trabalho da Força Tarefa é fruto de uma reunião que aconteceu na manhã de quinta-feira, 18 de julho, na sala de audiência do Fórum Ministro Heitor de Souza, objetivando discutir o abuso da poluição sonora no município de Estância. A assembleia foi realizada com as presenças do juiz de Direito Luiz Manoel Pontes, representando o Poder Judiciário; do Ministério Público através do promotor Francisco José de Oliveira Góis; do Poder Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente; do tenente-coronel Genival da Polícia Militar; da delegada de Polícia, Gisele Teodoro Martins; do superintendente da SMTT, João Leite; de representantes do Conselho Municipal de Segurança e da Imprensa.

O representante do Poder Judiciário revela que não tem o desejo de penalizar quem quer que seja, mas as pessoas têm que entender que som alto é crime ambiental. O artigo 42 da Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941, dispõe sobre a perturbação do sossego do cidadão. O descumprimento configura contravenção penal e sujeito a penalidades. Mesmo não conhecendo este artigo, o infrator tem ciência do mal que está produzindo, configura a vontade conscientemente de obter um resultado criminoso que nada mais é que agir com DOLO.


Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das