Pular para o conteúdo principal

Estudantes da rede estadual são premiados com Tablets

Estudante do Atheneu recebendo tablets das mãos de Jackson Barreto (Fotos:Infonet)
O auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed) lotou, nessa segunda, 16, para a premiação de professores e alunos de 20 escolas da rede estadual localizadas em 15 municípios sergipanos. Dois mil 781 alunos do 3º ano do Ensino Médio e 488 professores receberam tablets por terem apresentado os maiores índices no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
“O Governo do Estado está efetuando a entrega desses tablets educacionais com a finalidade de premiar alunos da rede pública que se saíram bem no Enem, levantar a autoestima da escola e prestigiar o magistério dando mais qualidade e condições de trabalho. Isso além de dar oportunidade para estar nas redes sociais, navegar na internet. Nós temos que andar de acordo com a evolução, esses tablets sem dúvida alguma serão grande instrumento na formação e na qualificação desses alunos”, destaca o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) lembrando que o investimento é de mais de um milhão de reais.
“Não vamos ficar apenas nessas escolas, vamos qualificar a rede como um todo, melhorando a qualidade de vida dos sergipanos”, acrescenta Jackson Barreto.
Critérios
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, explicou quais os critérios utilizados na distribuição dos computadores. “O critério para a distribuição desses tablets foi o critério de aprovação do Enem. Os 20 melhores resultados serão contemplados, num total de 2.781. Os professores já receberam um total de 488 tablets. É um projeto agregado a também um projeto pedagógico. Toda a escola estará funcionando rede Wireless, automaticamente os alunos poderão contar com biblioteca digital, vai poder tirar dúvidas com colegas e professores via e-mail”, ressalta.
Belivaldo Chagas disse ainda que o projeto contempla inicialmente alunos de 3º ano. “Nós temos na rede hoje cerca de 65 mil alunos no ensino médio. São 165 escolas ofertando ensino médio. O ideal seria que a gente pudesse contemplar a todos, mas como não há condições financeiras pra isso, a gente inicia como forma de incentivo com essas 20 escolas e a partir do próximo ano, a ideia é contemplar os alunos do 2º ano e agregar mais o quantitativo de escolas que apresentarem bons resultados no Enem deste ano”, esclarece.
Sem professores
Na ocasião, um dos estudantes contemplados, Igor Ezequiel comemorou em parte o prêmio. “Os tablets não deixam de ser um estímulo para os estudantes que se saíram bem nas provas do Enem, pois vai facilitar. Na verdade os estudantes enfrentam um problema maior que é a falta de professores”, lamenta o aluno do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, localizado no município de Poço Verde.
Sobre a falta de professores, o secretário respondeu: “Nós estamos convocando professores do último concurso público, já colocamos em sala de aula, mais de 2.300 professores e com isso automaticamente a demora se dá em função dessa convocação. Às vezes um professor pede um prazo, interrompe a fila e tem que passar também pela perícia médica”.
Escolas Contempladas
1- DEA Aracaju C. E. ATHENEU SERGIPENSE 46 251
2 - DEA Aracaju C. E.DOM LUCIANO 53 278
3 - DEA Aracaju C. E. TOBIAS BARRETO 27 155
4- DRE´01 Estância C. E. SEN. WALTER FRANCO 24 133
5- DRE´02 Poço Verde C. E. JOÃO DE OLIVEIRA 25 180
6- DRE´02 Simão Dias C. E. DR.MILTON DORTAS 42 287
7- DRE´02 Simão Dias Pov. Triunfo C. E. SEN. LOURIBVAL BATISTA 8 26
8- DRE´02 Salgado  C. E. JOALDO VIEIRA BARBOSA 20 112
9- DRE´02 Lagarto C. E. ABELARDO ROMERO DANTAS 35 301
10- DRE´02 Tobias Barreto C. E. ABELARDO BARRETO DO ROSÁRIO 20 248
11- DRE´03 Itabaiana E. E. NESTOR CARVALHO LIMA 26 135
12- DRE´03 Itabaiana C. E. EDUARDO SILVEIRA 16 124
13- DRE´03 Ribeirópolis C. E. JOÃO XXIII 21 76
14- DRE´03 Ribeirópolis E. E. ABDIAS BEZERRA 21 55
15- DRE´03 Moita Bonita C. E. DJENAL TAVARES DE QUEIROZ 11 80
16- DRE´03 Campo do Brito E. E. GUILHERME DE CAMPOS 18 17
17- DRE´03 Frei Paulo C. E. PROF. GENTIL TAVARES DA MOTA 15 80
18- DRE´05 N. S. das Dores C. E. GENERAL CALAZANS 28 36
19- DRE´06 Malhada dos Bois C. E. EMILIANO GUIMARAES 8 37
20- DRE´09 N. S. da Glória C. EXC. MANOEL MESSIAS FEITOSA 24 170

Por Aldaci de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&