Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Estância: Nota de Esclarecimento sobre casas invadidas no Mariota


As casas, objeto da questão, foram construídas no Conjunto Mariota Mesquita com recursos do Governo Federal e complementados com verbas públicas municipais. O objetivo foi a construção de 30 casas populares para atender as vítimas das fortes chuvas de 2009, que culminaram no desmoronamento ou dano irreversível de várias residências. 

Ocorre que as obras estavam paralisadas, porém em domínio da construtora Tavares Mendonça LTDA, contratada para construir as citadas unidades habitacionais, quando as 19 primeiras executadas, foram invadidas por populares que não estavam na relação de beneficiados. 

Como a obra ainda não havia sido entregue ao Município, a empresa Tavares Mendonça, responsável pela guarnição das mesmas, acionou a justiça com o pedido de Reintegração de Posse. Assim, o Município até então aguarda o cumprimento da determinação judicial. 

Enquanto as casas não são concluídas para serem entregues aos seus verdadeiros donos, o Município mantém ainda 05 famílias em uma casa locada no bairro Santa Cruz, dando continuidade a ação da administração anterior.

Impaciente com a morosidade dos fatos, sem poder dá continuidade as obras do convênio, na eminência de não poder mais aditá-lo, o Prefeito Carlos Magno e sua equipe, buscaram junto ao Governo Federal e Estadual recursos para a construção de novas unidades, pois sabe-se da necessidade da população e da sua carência, pois de certo, a atitude dessas famílias ocupantes destas casas, foi um ato desesperador e motivado pelo grande deficit habitacional existente em nosso país. 

Nesta tentativa o Município conseguiu junto a Senadora Maria do Carmo Alves o aporte financeiro de 1 milhão de reais para construção de casas populares. Estamos aguardando que o Empenho no orçamento da União tramite, para contratação junto a Caixa Econômica Federal. 

Diante dos fatos, tão logo se conclua a desocupação das casas, a Prefeitura de Estância, através das suas secretarias de Assistência e a de Habitação, efetuará o Cadastro das famílias ocupantes, para que de acordo com um diagnóstico social, possa ser selecionada para ocupar uma unidade do novo empreendimento. Estas serão prioritárias, mas ainda assim, deverão atender aos critérios básicos de vulnerabilidade social, uma vez que há denúncias que algumas dessas famílias possuem casa própria, ou que sua renda daria para comportar o pagamento de um aluguel. 

Em respeito as famílias que se mantiveram aguardando até o presente momento em abrigos, na casa de parentes ou em casas alugadas, o Cadastro só será realizado após a desocupação das unidades. 

SECOM/Prefeitura de Estância


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das