Pular para o conteúdo principal

FEIRANTES DE ESTANCIA ESTÃO NA BRONCA COM PREFEITO POR CAUSA DAS MUDANÇAS NA FEIRA LIVRE

“A população precisa saber que a Prefeitura tem Poder de Polícia. Chegou no limite”


Desde janeiro do ano em curso que  há  uma  insatisfação  reinando entre os feirantes. O motivo é que a gestão municipal  quer organizar a feira livre. Segundo o presidente do sindicato dos feirantes, José Américo, a prefeitura sugere  que cada feirante  compre uma banca padronizada  ou alugue a uma empresa especializada,  o valor  de compra é de  R$500 reais e o de aluguel  de R$7 80 reais.    

José Américo, Pres. do Sindicato
Os feirantes alegam que a sugestão da prefeitura  foge a realidade  dos trabalhadores que  têm  que tirar do referido comércio o sustento da família.   Américo  salienta  que   várias reuniões aconteceram com as presenças do Corpo de Bombeiros e do secretário municipal de Agricultura,  a  prefeitura quer que haja um corredor  para a inserção de viaturas de socorro, mas, para isto vai ser preciso adequar os espaços  ocupados.

Na manhã desta quarta-feira, 02/10,  agentes da Guarda Municipal estiveram na feira  com o objetivo de fazer cumprir  a determinação da Secretaria.   Houve insultos,  bate-boca,  feirantes  em alto nível de estresse,  expressões  em voz alta e outros. José Américo salientou que a bagunça toda começou com a nova gestão. Segundo ele, feirantes da cidade de Itabaiana chegam a toda hora e colocam suas bancas e o fiscal da feira não toma as devidas providências.

Carlão, secretário do Sindicato dos Feirantes, reclamou da atuação  da pessoa
feirante Carlão
responsável   pela  organização  da feira;  Carlão alega que  feirantes que vendiam em bancas pequenas passaram a ocupar espaço maior,  outros que vendiam em cestos passaram a vender em bancas de dois metros.  “Dessa forma  a feira não terá espaço para acomodar  tanta gente.  Um dos maiores problemas da feira hoje  é a falta de espaço”, assegura. 

Carlão é um pequeno comerciante instalado na feira há mais de 18 anos. Com as mudanças, o seu ponto  será ocupado por outra pessoa e ele deve ir para outro local determinado.

O prefeito reforçou que organizar a feira é  uma questão de saúde pública. “Eu não estou na prefeitura para fazer favor a ninguém. Estou para governar para o coletivo”. Carlos Magno enfatiza que organizar a feira é prioridade da sua gestão; garantiu que não abre mão disso.  O gestor lembra  que tem o registro de caso de  fezes  sobre as bancas,  pessoas praticando sexo sobre as bancas e  no dia seguinte alimentos e frutas são expostas; como médico, ele considera isso um atentado à saúde da população.
Prefeito Carlos Magno (DEM)

Por mais que a prefeitura insista com as mudanças,  feirantes reclamam do valor elevado para alugar ou comprar a banca sugerida. As vendedoras de frutas e mangabas reclamam que perderam  espaço para novas bancas. Muitos estão P da vida porque terão que ceder o ponto no qual negociam há mais de uma década para os feirantes que chegam. No entender comum, quem chega por último fica no fim da fila. 


O prefeito Carlos Magno acentuou que foram feitas varias reuniões e a cada encontro era dado um novo prazo para que os feirantes se adequassem às exigências – alugar ou comprar uma banca padronizada – “A população precisa saber que a Prefeitura tem Poder de Polícia. Chegou no limite”, disse.  Magno lembrou que a   sociedade não transgride determinação do Ministério Público e do Judiciário. 

Organizar a feira é preciso. Quanto mais  assepsia, higiene, organização,  mais se oferece qualidade de vida  à população.   Embora nesses nove meses a prefeitura não tenha feito nenhum investimento  em prol dos feirantes, fica difícil criar um  diálogo uníssono  entre as partes. O prefeito  deveria fazer o recapeamento asfáltico  de toda  área da feira; melhorar os banheiros públicos; instalar coletores de lixo  em pontos estratégicos dentro da feira; criar  campanha   de conscientização  entre os feirantes para que cada um organize seu lixo em recipiente apropriado e, então, pensar em organização dos espaços.

Os ânimos estão acirrados. Deus  permita que não aconteça o pior.  


Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das