Pular para o conteúdo principal

II Seminário do 3º Setor – Projeto ONG Transparente

Recursos públicos geridos com responsabilidade e transparência   


O Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor – CAOp, a 5ª promotoria do Cidadão com funções de Controle e Fiscalização do Terceiro Setor e a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe – ESMP promoveram, na manhã do último dia 21, o II Seminário do terceiro Setor – Projeto ONG Transparente, no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do Ministério Público de Sergipe.

O “ONG Transparente” tem como principal objetivo selecionar, divulgar e auxiliar no fomento de entidades não governamentais, que dão transparência as suas ações gerenciais e de prestação de contas, permitindo o controle social e o controle por resultados pela sociedade.

O Seminário contou com a participação de Membros do MP, várias autoridades e representantes da sociedade civil que discutiram temas relevantes e puderam conhecer um pouco mais o que é o terceiro setor, quais os objetivos de uma entidade não governamental e quais parâmetros devem ser seguidos na sua formatação e administração.

A Diretora do CAOp do Terceiro Setor, Dra. Ana Paula Machado abriu o evento,
presidido pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do MP, Dra. Ana Christina Souza Brandi, que representou o PGJ na ocasião.  Dra. Ana Paula proferiu palestra sobre o Controle e Fiscalização do Terceiro Setor e enfatizou a importância da articulação de todos os órgãos envolvidos. “No que tange ao terceiro setor, esse envolvimento entre órgãos de controle é importantíssimo, visto que há uma maior efetivação desse controle-fiscalização das entidades não governamentais, acarretando efeitos benéficos no sentido de prestar um melhor serviço público à população”, informou.

“Queremos garantir que todas as ONGs de Sergipe participem do Projeto ONG Transparente”, comentou Dra. Maria Helena Sanches, Promotora de Justiça do Terceiro Setor. “É essencial que as ONGs criem um Portal de Transparência e cumpram o que a legislação impõe às entidades não governamentais”, disse ela.

O Procurador de Justiça do Distrito Federal Dr. Eduardo Sabo Paes, especialista no assunto, foi o palestrante convidado e recebeu uma honrosa saudação feita pelo Promotor de Justiça também colaborador do Terceiro Setor, Dr. Edyleno Santos Sodré. O palestrante explicou que a sociedade está preocupada com a situação atual das entidades não governamentais. “A participação da sociedade é fundamental”, disse Dr. Eduardo. “A transparência é necessária para que os recursos públicos disponibilizados sejam administrados com responsabilidade”.

Na oportunidade o Procurador de Justiça fez o lançamento da 8ª edição do Livro intitulado “Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social”. A obra consolida toda a legislação (os entendimentos contábeis, jurídicos, administrativos e também de controle) acerca da parceria entre as organizações públicas e o Estado.

O MP dará segmento ao Projeto ONG Transparente. Segundo Dra. Ana Paula, o Projeto promoverá diversas atividades relevantes, tais quais: curso de prestação de contas às entidades de interesse social, curso de captação de recurso privados e a publicação de uma cartilha informativa.


Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das