Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA REALIZA ESTUDOS NOS POVOADOS PARA INCLUIR FAMÍLIAS NO PLANO SAFRA



A Prefeitura do Desenvolvimento, através da Secretaria de Agricultura, realiza 3ª Reunião para dar continuidade ao Projeto de inclusão de famílias no Plano Safra. Nessa terceira etapa, foi realizada visita em vários povoados para um levantamento aprofundado com essas famílias.

Para realizar essa terceira etapa foi elaborado um roteiro de encontro nas comunidades e uma divisão de grupos – onde participaram dessa missão, vários parceiros: Endagro, representantes da UFS (Universidade Federal de Sergipe, MPA (Ministério Público de Aracaju), Secretaria de Agricultura, tendo inclusive como participação ativa, o Secretário Laelson; Meio Ambiente e Seturcom.

Os grupos se dividiram entre os seguintes Povoados: Estancinha, Vertente, Mato Grosso, Entre Rios, Riachão do Teté, Rio Fundo I, II e III, Porto do Mato, Maçadisso, Muculanduba, Curimã, Gravatá, Farnaval, Ouricuri, Tibúrcio, Miranga, Miranguinha, entre outros...

Conversando com a professora da UFS Sandra, que é formada em Engenharia de Pesca e acompanhou uma das equipes ao Povoado Rio Fundo III, ela explicou em detalhes que o objetivo dessa visita é levantar as demandas que os agricultores tem para serem inseridos, também, na Aquicultura. “Quem não tem viveiro, não faz peixe ou então, quem faz e quer aumentar.  Analisaremos as características desses empreendedores da propriedade e o montante que eles queiram e possam incluir no Plano Municipal”.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura, é um programa inédito do governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para incluir essas famílias que já sobrevivem da agricultura, também na aquicultura. 

A perspectiva é que a gente tenha até o final desse ano um plano montado e que se identifique os usuários que têm caraterísitcas semelhantes. Que estão em região geográficas delimitadas para que se possa a partir do ano que vem ajudar as pessoas a se incluírem nessa atividade. Ajudar institucionalmente, documentando essas pessoas no que elas precisem – fazendo projetos no sentido de auxiliar na documentação necessária: como por exemplo: RGP (Registro Geral de Pesca), PRONAF, ADAP, entre outros. Colocando essas famílias em condições de poder acessar o Plano do Governo Federal – o Plano Safra (pesca e agricultura).

Vão ser feitos projetos que vão auxiliar na documentação desses empreendedores e ajuda-los na realização desse sonho de inclusão na sua cidade de origem, impulsionando suas economias. 

A Lei sancionada pelo Município de nº 1619, é uma Lei que diz que o Município tem que ter um plano para instituir um comitê que vai elaborar este plano. Baseado nessa Lei o prefeito Carlos Magno convidou várias instituições para se fazerem presentes e nominarem representantes que queiram atuar aqui nessa área. 

Já foi feita a 3ª Reunião e já foi deliberado a que instituição caberia que parte do plano. Essa última foi a fase da coleta de dados para elaboração do projeto, que tem previsão para ser implantado entre 2014 a 2015.

A equipe da SETURCOM esteve presente em uma dessas visitas para acompanhar de perto esse processo de levantamento de dados – mas precisamente na Colônia Rio Fundo III e conversando com moradores descobrimos que a colônia é apropriada para o implante do Projeto da Aquicultura, pois na área existe água em abundância – até mesmo no verão. “Nunca tivemos os nossos tanques e rios secos no verão”, disse um dos moradores.

Recolhido os questionários respondidos pelas famílias da comunidade, já foi dada previsão pra próxima etapa, que é visitar pescadores em diversos pontos dia 25 de outubro, para dar prosseguimento ao projeto.

SECOM/Prefeitura de Estância

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das