Pular para o conteúdo principal

Ivan Leite fez doação de terreno para a construção de unidades do SESC/SENAC em Estância

Revendo a história.
publicada em 19 de dez. de 2013


A manhã de quinta-feira, 19/12, foi  marcada pelo Ato de Assinatura de Doação de Terreno ao Sistema da Fecomércio, feito pela Companhia Industrial de Estância (CIESA), visando à construção de unidades do SESC/SENAC em Estância.  Representes das  referidas entidades  reuniram-se com o empresário Ivan Leite para consolidação  do ato.

Por volta das 10 horas da manhã, o ex-prefeito Ivan Leite acompanhado do  presidente da Fecomércio Abel Gomes da Rocha, do vice-presidente Fernando Silva, do diretor regional do SENAC Paulo do Eirado e do diretor de Planejamento do SESC, Gilson dos Santos, realizaram visitação ao  terreno, localizado  no Bairro Estancinha, às margens da rodovia que liga Estância à cidade de Santa Luzia do Itanhy.   

Durante o ato solene, o  diretor-gerente da CIESA, Ivan Leite, lembrou que há sessenta anos seu  avô e seu pai fizeram algo semelhante. Cederam gratuitamente ao SENAI  o prédio da Sulgipe (centro)  para funcionar o tempo necessário até   construir a sede própria. “Hoje, após sessenta anos, autorizado por meu  pai, doutor Jorge, tenho a alegria de doar  através da Companhia Industrial de Estância (CIESA),  50 mil m² para a construção de Unidades do SESC e do SENAC”,  pontuou.
Ivan Leite falando em nome da família
O  presidente da Fecomércio, Abel Silva da Rocha, reforçou o agradecimento  ao ex-prefeito Ivan  Leite pelo ato em ação e salientou que as unidades a serem implantadas trarão grandes conquistas para os estancianos e povoações da região Sul; no caso do SESC serão oferecidas ações  tais como:  atendimento médico, escola, atividades culturais, desportivas e educação de jovens e adultos.

O diretor regional do SENAC, Paulo do Eirado,  enfatizou  que  as unidades  ali construídas   serão um marco na educação profissionalizante, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Outro ponto positivo para Eirado é que o terreno é bem localizado, próximo à  BR-101 e  da Linha Verde, um ponto estratégico que favorece também os municípios vizinhos e  região.  “Nós somos  muito gratos a Família Leite por essa doação  e vamos corresponder honradamente a este gesto trazendo uma unidade moderna e ampla no sentido de atender as demandas do povo estanciano”, concluiu.
representantes do SESC e  SENAC

O SESC e SENAC a partir de agora terão a possibilidade de acentuarem ainda mais suas atividades sociais em Estância através do gesto do ex-prefeito  Ivan Leite.  Cursos de capacitação nas áreas de turismo, hotelaria, restaurante, comércio, atividades desportistas, culturais  e outras serão oferecidas à população.  O  Parque Residencial Carmem do Prado Leite, construído   defronte da área doada, cerca de 400 unidades habitacionais, também será contemplado com o futuro Campus.

O vice-presidente da Fecomércio, Fernando Silva, salientou que a Unidade do SENAC receberá o nome do engenheiro e jornalista  Jorge Prado Leite.  A Unidade do SESC, por sugestão do engenheiro Ivan Leite,  será batizada com o nome de Dona Noêmia, mãe de Fernando Silva. Sem dúvida, são lembranças bem merecidas.

Benedito Barreto, Fernando Silva e Erílio Alves
Diante da tamanha importância para Estância, o ato foi prestigiado  pelos vereadores  Misael Dantas, José Domingos Soares, Sérgio Larissa, Sérgio Bezerra, Júlio André, Zé da Paz, Tertuliano Pereira, Cristóvão Freire e Pedro Benjamim. Dos doze vereadores que compõem a Câmara Municipal,  compareceram  nove.

Também estiveram presentes:  o presidente da CDL,  Erílio Alves de Oliveira; o diretor Social da CDL,  Pedro Marcelo; Dr. Eduardo Leite e Dra. Adriana Leite (diretores da Sulgipe); a imprensa local, Adriano Alves (FM ILHA/Estância); Juliano Lima (site Diário Sergipano); Luiz Carlos Dussantus (Marazul FM); Karina Liberal (Rádio Esperança) e Genilson Máximo (blog Parabólica News); outros convidados Dr. Everaldo Carvalho (representante da OAB), Fabiana Araujo e Nailza Teles representantes do Comitê Sulgipe.

Vereadores: Pedro Benjamim, Júlio André, Tertuliano, Zé da Paz, Sérgio Bezerra, Misael, Cristóvão Freite
Sérgio Larissa, Dominguinhos do PT,  em reconhecimento ao ex-prefeito Ivan Leite pelo gesto de doação do terreno.
Eduardo Leite, Nailza Teles,Ivan Leite, Fabiana Araújo e Adriana Leite (Sulgipe)

Imprensa: Juliano Lima, Karina Liberal, Ivan Leite, Genílson e Adriano Alves
Radialista Luiz Carlos 'Dissanti' e amigos da imprensa local

Blog Parabólica News

NÓS REGISTRAMOS A HISTÓRIA

Genílson Máximo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&