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R$15 milhões estão garantidos no Proinvest
É sabido que o sujeito enquanto membro da comunidade humana se organiza em tribos e cria universo visando defender interesses de fruição coletiva. Estância vivencia esse momento com a questão da nova Estrada para o litoral, embora haja um impasse: no município há um grupo que defende a construção e outro que torce para não ser construída. A estrada é um antigo sonho dos estancianos acalentado há mais de 20 anos, ainda quando dos governos de João Alves, de Albano e de Marcelo Déda. Defendida, inicialmente, pelo ex-deputado estadual Ivan Leite, desde a década de 90.
Quem Almeja um projeto futuro para Estância não abre mão desse investimento. A expansão para o litoral deve gerar o surgimento de empreendimentos tais como: pousadas, hotéis, restaurantes, loteamentos, condomínios; tudo pertinho da praia, a vinte minutos do centro. Estância passa a ter a praia como um dos bairros.
A futura estrada Estância/Abais além de aproximar a cidade do litoral irá proporcionar aos banhistas e visitantes o acesso às praias sem a necessidade de transitar pela BR-101, o que reduz os riscos. Vale ressaltar que a rodovia existente - que leva às praias - está velha, desgastada, de péssima sinalização, de inúmeros acidentes. Não importa a que agrupamento você faça parte. Esta bandeira é de todos que pensam numa Estância para o futuro. Não é hora de ficar medindo forças. O interesse é suprapartidário.
O deputado estadual Gilson Andrade (PTC), do bloco de oposição ao governo do Estado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), é autor de emenda que garante verba de R$ 15 milhões destinada à nova estrada Estância/Abais após intensa quebra de braço entre situação e oposição. Afirma doutor Gilson que sem aquele debate acirrado Estância não teria nada do Proinvest.
O programa de Turismo do Governo do Estado interligou Porto do Mato (Estância) à Terra Caída (Indiaroba) através da Ponte Gilberto Amado o que ajudou a reduzir consideravelmente o fluxo de turistas em Estância. Os visitantes baianos viajam pela Linha Verde e através da Ponte Joel Silveira chegam à capital sergipana sem passar por Estância.
Uma ação análoga do Governo do Estado poderia incrementar essa rodovia (Estância/Abais) assumindo o compromisso de fazer a ponte sobre o rio do Povoado Ribeiro como compensação pelo prejuízo que o município vem sofrendo. O turista estando na Praia do Saco, sabendo que Estância fica há vinte minutos, sem dúvida, viria conhecer a cidade que deu asilo a Jorge Amado, cidade berço de Gumercindo Bessa, de Carlos Gomes, de Graccho Cardoso, do barco de fogo, dos casarios coloniais, dos azulejos portugueses, onde dormiu o monarca D. Pedro II, da Ponte do Imperador (Senhor do Bonfim); berço da industrialização têxtil, da tradicional Avenida Operária. São tantos os atrativos.
Quando da aprovação do Proinvest na Alese o parlamentar Gilson Andrade afirma ter telefonado para o Prefeito de Estância para saber quais as obras que desejaria que fossem apontadas. Carlos Magno pediu que incluísse a estrada para o litoral, pois era desejo seu fazer a cidade crescer em direção às praias. Sugestão acatada. O prefeito Carlos Magno ainda reforçou nas entrevistas de rádio que expandir a cidade para o litoral é uma das metas de seu governo.
Na contramão do que afirmara, o Prefeito Municipal tem feito o debate afirmando que está disposto a sentar com o deputado GA e o com o governador JB com a finalidade de discutir o remanejamento do recurso para obras de infraestrutura no município. Mesmo sabendo que é verba carimbada, sua aplicação tem destino determinado, Carlos Magno insiste em dizer que a aludida estrada não leva a lugar algum sem a ponte sobre o rio do Povoado Ribeiro - no local da ponte foram fixadas placas pelo governo.
Gilson Andrade sublinhou que não aceita que o recurso seja destinado para outra finalidade como quer o prefeito Carlos Magno. O deputado lembra que o Proinvest foi aprovado na Alese e obteve a garantia do ex-governador Marcelo Déda de finalizar o que ficou combinado. De acordo com o ex-prefeito Ivan Leite, o saudoso governador Déda se comprometera em praça pública que após as pontes Joel Silveira e Gilberto Amado, a próxima seria a ponte da estrada Estância/Abais.
A justificativa do prefeito é que sem a ponte a estrada perde o sentido e Estância pode perderá os R$ 15 milhões destinados. A ponte está orçada em aproximadamente 50 milhões e o Estado não dispõe desse recurso, de acordo com afirmação do governador JB, segundo o alcaide.
Sabe-se que a construção dessa estrada perpassa pela vontade política de grupos. Haja vista que por muitos anos não existiram as pontes Joel Silveira e nem a Gilberto Amado. A travessia dos rios dessas pontes era feita por meio de balsas, mas as estradas estavam lá. Porque não fazer o mesmo com a estrada em questão?
Por: Genílson Máximo
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