Pular para o conteúdo principal

HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ, DIA DE PLANTAR MILHO






A prefeitura de Estância  ainda não liberou os tratores e nem as sementes, os agricultores estão preocupados com a marasmo da Gestão Municipal


Estância possui vários povoados, colônias e assentamentos o que lhe dá o privilegio de ter uma vasta área rural, onde habitam cerca de nove mil habitantes que buscam na terra garantir o sustento da família. Nessas comunidades é grande a atividade da cultura de alimentos vegetais, entre estes, o milho que é de grande consumo no período de São João.  

Como forma de incentivo a esta cultura, e por ser uma cidade de grandes atrativos juninos, a Prefeitura na gestão anterior, pela primeira vez, criou um programa de distribuição de sementes de milho  selecionados  pela Embrapa, distribuídas no início do mês de março a cerca de duas mil famílias cadastradas.  Antes da entrega das sementes, a prefeitura atendia aos pequenos produtores com horas de trator (gratuitas). Com a chegada das sementes, o terreno já estava pronto. O milho plantado em tempo é colhido maduro no mês de junho, assim, chegando aos centros de vendas e à mesa dos sergipanos.

Em conversa com agricultores, estes já manifestam preocupação com a agenda da prefeitura, lamentam que até o presente (19/03) ainda não receberam as horas de tratores, nem tem previsão para as sementes.  De acordo com informações internas da atual gestão, não há nenhuma licitação em andamento. A gestão municipal precisa agilizar os trâmites legais para atender às mais de duas mil famílias que aguardam as ações supracitadas e, assim, garantir a vedete do São João na mesa dos sergipanos.

No ano passado a agenda da prefeitura  de entrega de sementes e preparo das terras chegou fora de prazo e não rendeu nenhum lucro para os agricultores. De acordo com colonos que atuam no plantio do milho, na gestão anterior o trator chegava a tempo e as sementes também, havia planejamento. Essa importante ajuda rendeu a muitos agricultores uma colheita de mais de 20 mil espigas, com lucros superiores a dez mil reais.


Reprodução com a citação da fonte
Genilson Máximo