Pular para o conteúdo principal

“Ninguém é tão HRAM quanto eu”, afirma o deputado Gilson Andrade



        
O deputado Gilson Andrade (PTC) é o mentor de uma Força-Tarefa para que o Hospital Regional Amparo de Maria  (HRAM) não vá a leilão. Na manhã de ontem,  quinta-feira, 20, o juiz Dr. Rafael recebeu  no Fórum da Justiça Federal (Estância) a comissão com o objetivo de discutir a possibilidade de o HRAM não ir a leilão na próxima semana (27/03).

Diante do pleito, o juiz mostrou-se descontente com o silêncio dos interventores e começou a reunião dizendo “Vocês estão batendo na porta errada”. O magistrado concedeu todas as informações solicitadas; por fim, enfatizou que a Comissão de Intervenção do HRAM não cumpriu com o seu papel, o de apresentar uma proposta de parcelamento da dívida quando da  sugestão   enviada pela referida justiça.
Em seguida a comissão reuniu-se com os interventores nas instalações do HRAM; Gilson Andrade convidou os interventores a irem a Recife à 5ª Vara da Justiça Federal na próxima terça-feira, 25, onde são julgadas as ações. O parlamentar GA revelou ainda que já pediu ao senador Eduardo Amorim que agendasse uma audiência em Brasília com o Procurador da República, com o Ministério da Saúde e com a Previdência Social.
Essas medidas não têm o caráter de cancelar o leilão, mas o de adiá-lo para que se tenha tempo de encontrar outros canais de solução, disse doutor Gilson.  O deputado Andrade espera contar com o apoio da Bancada Sergipana em Brasília no sentido de sensibilizar a presidenta Dilma objetivando incluir o HRAM no Programa de Refinanciamento de Dívidas (Pro-Sus), e, assim, resolver de uma só vez os problemas da tradicional e centenária casa de saúde HRAM que neste ano ainda tem três leilões pela frente.  
O Amparo de Maria é um hospital filantrópico, sobrevive quase 100% de verbas públicas; há quase uma década está sob Ação Judicial e o leilão é uma alternativa para honrar dívidas com a União. Outra solução é o parcelamento das dívidas, como expôs o juiz.
O interventor Zé Magno lamenta pelo momento que o HRAM está passando, ressalta que não é este o desejo dos interventores. Zé salienta que o HRAM desenvolveu diversas ações em benefícios da sociedade e dos funcionários, mas entende que o juiz da 7ª Vara, Dr. Rafael está aplicando a lei, fazendo a cobrança exigida pela Fazenda Nacional. 

Lembrou das palavras dos desembargadores em Recife no ano passado que por outras vezes suspenderam o leilão porque entendiam que o dano a sociedade seria irreparável - alguns ate se referem com essa frase: “Mesmo a instituição sendo passível de fraudes, é um flagrante desrespeito à Constituição Federal, que dá direito ao cidadão a saúde, ser fechada”, lembrou Zé Magno. Diante do balança mais não cai, o HRAM atendeu a mais de 30 mil usuários no ano passado. 

É louvável o empenho do parlamentar estanciano Gilson Andrade em roborar a luta na defesa do HRAM, e para isto tem buscado o apoio dos seus pares na Alese, de outros políticos mesmo de corrente contrárias, no anseio de não deixar fechar uma instituição que representa a vida de muitos sergipanos.
“Ninguém é tão HRAM quanto eu. Se tem alguém que defende o Amparo de Maria chama-se Gilson Andrade. Eu tenho a minha vida dedicada ao HRAM. O Amparo de Maria faz parte da minha história de vida”, pontuou o médico obstetra com mais de  vinte anos de serviços prestados ao referido hospital.
A audiência contou com as presenças dos deputados Augusto Bezerra, João Daniel, Maria Mendonça, do prefeito Carlos Magno, do ex-prefeito Ivan Leite, de vereadores e  de outras autoridades.
Genílson Máximo
Publicação autorizada com citação da fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das