Mudas da árvore NIM são plantadas na cidade |
No ano de 2013 a Prefeitura do Desenvolvimento deu inicio ao Programa Reconstruindo Estância, visando a compilação das obras e demais ações e serviços, voltados para fomentar o desenvolvimento do município - dando-se início a várias obras, calçamento de ruas, entre tantas outras. Também estão sendo feitas reformas: restauração de Praças, canteiros, ruas... Já foram restauradas quatro Praças no centro do Município de Estância.
É uma preocupação do Prefeito Carlos Magno revitalizar todas as praças de Estância. Agora é a vez do populoso Bairro Cidade Nova ganhar cara nova. Com o compromisso assumido com os moradores do Bairro Walter Cardoso Costa, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, a Prefeitura inicia esse mês de abril a revitalização de todas as Praças do referido bairro. Todas essas Praças passarão por reformas de iluminação, bancos e jardins.
O processo foi iniciado pela Praça Joaquim Lopes e Praça Dr. Valter Cardoso Costa. Estão sendo feitos serviços de pintura dos bancos, jardinagem e iluminação. Praças essas, que se encontravam em total abandono há vários anos - sem urbanização devida para o uso da população. Outro problema que vinha incomodando os moradores vizinhos às Praças eram os espinheiros. Os mesmos solicitavam constantemente que a Secretaria de Urbanismo tomassem as devidas providências de melhoria das Praças, fazendo a retirada dos espinheiros, substituindo-as por outros tipos de árvores.
Atendendo ao pedido daquela comunidade, a Secretaria fez de imediato a retirada dos espinheiros e plantou mudas de Nim - tipo de repelente natural, onde espanta mosquitos, pernilongos e o aedes aegyptis. Proporcionando a comunidade mais tranquilidade em seus lares. Segundo o Secretário João Oliveira, o planejamento da Prefeitura de Estância é plantar em média cinco mil novas árvores. Com isso, a cidade volta a ser reconhecida como "Cidade Jardim de Sergipe".
Nim, a planta de mil e umas utilidades:
O Nim é uma planta com poderes inseticidas sem ser tóxica ao ser humano, que serve de alimento ao homem e aos animais, sua madeira é excelente para fabricação de móveis e a casca tem poderes medicinais. Pois bem, a Nim (ou Neem), é uma planta originária da Índia, da Birmânia e da Indonésia, pode viver até 300 anos e é tudo isso e muito mais.
As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controle de pragas. Pertence a família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, mas crescem a depender da profundidade do solo - ou seja, crescem muito em solos muito profundos. Nativa de todo o subcontinente indiano e resistente à seca.
SETURCOM/Prefeitura de Estância
Opinião do Blog.
De acordo com opiniões de biólogos e ecologistas, essa árvore (NIM) não é recomendada para uso em vias urbanas por conta das suas raízes danificarem estruturas de casas, calçadas, tubulações; crescem cerca de 20 metros de altura, com diâmetro que chega a 80 centímetros, podendo trazer transtorno quanto à questão de tombamento o pode gerar riscos de acidente à população e danos ao patrimônio. Recomendamos a equipe da Secretaria de Urbanismo que faça um estudo mais detalhado sobre e referida árvore.
Comentários