Na manhã de quarta-feira, 28, o prefeito Carlos Magno reuniu a imprensa estanciana para revelar a programação festiva de Abertura dos festejos juninos de 2014. O ocorrido se deu no Centro Administrativo. Todo o trabalho é direcionado para atender a data do dia 31 de maio, cultuada na história cultural da cidade como ‘Dia da Salva’.
Dentre as atrações contratadas pela Prefeitura a volta do forrozeiro Alcymar Monteiro – aclamado Rei do Forró - que fez sua ultima aparição em Estância na gestão do saudoso prefeito Nivaldo Silva, nos anos 90 e agora vai presentear os estancianos com o seu forró classe A.
De acordo com o exporto, a programação terá início às 19h30m com o Arrastão Folclórico que fará o circuito da Igreja Santa Cruz à Praça Barão do Rio Branco onde haverá a bênção da fogueira celebrada pelo Pároco local, seguida do hasteamento da bandeira de São João e shows pirotécnicos de barcos de fogo e espadas.
A festa segue no forródromo com apresentações das Bandas Forró da Folha, Raio da
- Na primeira gestão do prefeito Carlos Magno foi produzido um vídeo com imagens do São João de Estância, tendo como trilha a música da compositora Raimunda Andrelina (Estância, Forró e Folia) na voz de Rogério. Distribuídas cópias aos hotéis, pousadas, exibido em seminários, conferências, escolas e etc.
O São João de Estância é diferente dos demais do estado e até da região NE. Desde cedo os mais novos crescem vendo o fabrico de artefatos, aprendem as cantorias e emboladas, lançam mão aos instrumentos de percussão e outros como a porca (irmã da cuíca), o ganzá, o som tirado do tamanco de madeira no contato com o chão, e versos de improvisos que animam as sessões do fabrico da pólvora como: “Olha a paca comendo arroz/ A cotia chegou chamou/ Quero ver levantar poeira/ E a poeira levantou”. Homens e mulheres em torno do pilão revelam a profundidade que tem os festejos juninos de Estância.
Bairros tradicionais como Botequim e Porto D’ Areia se destacam dentre os demais. Nestes a concentração de fogueteiros é imensa. Destacam-se Bebeça, Cride, Nenê da Batucada e outros. Nomes como Zé do Pó, Totinha, Nide, D. Carlota, Zé Osvaldo, já passaram o bastão para seus discípulos. A tradição junina está no sangue dos estancianos; desde a infância meninos lotam ruas e praças com suas chuvinhas, pitus, traques, peido de veio, bombas e cobrinhas; paixões que apontam para a convergência cultural da gente estanciana.
Os preparativos juninos começam nos primeiros meses do ano com o corte do bambu para a fabricação do buscape; com a escolha da argila utilizada nos fogos; com o preparo da pólvora; com o plantio do milho no Dia de São José; com os trios de forró ensaiando; com o preparo de licores ao sabor de frutas – Pitanga, Cambuí, Jenipapo, Aracá, Murici -, com os grupos folclóricos se organizando, com as costureiras preparando as indumentárias e toda a cidade é envolvida. Uma cultura que está no cerne da sua gente.
De forma acertada este ano o prefeito Carlos Magno traz o forrozeiro Alcymar Monteiro que um ícone da Música Nordestina, promove o concurso para a escolha da Rainha do São João e dar importante realce nos festejos que prometem ser dos melhores do estado. Torcemos que outros nomes como Gláucio Costa, Flávio José, Targino Gondim, Santana e Trio Nordestino possam vir alegrar a nossa festa maior, sem abrir mão dos trios pés de serra no
O São João de Estância tem vida própria e por mais que lhe queiram moldar, é feito o curso de rio que supera suas dificuldades, faz curvas, desce morros, segue em frente, não perde a beleza. A cidade está 'vestida' do espírito junino com o gostinho de copa do mundo. É chegada a hora de vivenciar os bons momentos que fazem dessa festa a melhor do Nordeste.
“Se Sergipe é o País do Forró, Estância é a Capital do Forró”, disse o saudoso governador Marcelo Déda.
Por: Genílson Máximo
Comentários