Pular para o conteúdo principal

PC prende 27 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em seis cidades do interior


 


A força-tarefa que envolveu mais de 100 policiais foi batizada de Operação Colônia
Uma investigação de um ano do Setor de Entorpecentes da Delegacia Regional de Lagarto culminou com a desarticulação de 27 traficantes de drogas que agiam nos municípios de Lagarto, Boquim, Itabaiana, Campo do Brito, Estância e Simão Dias. A força-tarefa que envolveu mais de 100 policiais foi batizada de Operação Colônia devido as investigações terem se iniciado neste distrito, município de Lagarto.

DSC01918Na época, segundo o delegado Eurico César, a Polícia Civil investigava furtos e roubos de motocicletas, casas e venda de drogas realizadas por Cristiano dos Santos Silva, conhecido como 'Juninho', que na oportunidade era menor de idade. O delegado relata que os agentes descobriram no início dos trabalhos que Juninho tinha um chefe residente na cidade de Campo do Brito.

Na hierarquia da quadrilha, o topo da pirâmide era ocupado por José Santos, vulgo 'Siqueira' ou 'Pai'. “Descobrimos que Siqueira comprava drogas em São Paulo e este entorpecente entrava no Estado por meio de caminhões vindos do Sudeste para Itabaiana. Da cidade serrana, Siqueira fazia a distribuição para seus comparsas, inclusive, filhos, namoradas, amantes e outras pessoas da organização”, explicou o delegado.

Descoberto os nomes e o papel de cada um na quadrilha, a Polícia Civil solicitou ao Poder Judiciário do Estado mandados de prisão para desbaratar a ação criminosa. Foram autorizados 35 mandados de busca e apreensão e 23 ordens judiciais de prisão. “Na última sexta-feira, iniciamos a operação por volta das 5h30 da madrugada pela Colônia 13, onde foi preso nove pessoas, três em Simão Dias, um em Boquim, um Estância, oito em Itabaiana e cinco em Campo do Brito”, destacou.

O delegado informa, ainda, que integrantes dessa quadrilha realizaram um assalto a casa de um policial civil, morto de causas naturais em outubro do ano passado. “Eles aproveitaram que a família saiu do local por alguns dias e levaram a arma, munições e até a identidade funcional do agente”.

DSC01964Além do Juninho e do Siqueira (Pai), também foram presas as irmãs Maely e Maira Costa Assunção, Alessandro Alves Santos, Jenilda Carvalho Calixto, a 'Nininha', Adelina Pereira dos Reis, Camila Kelly de Jesus Alves, Claudia Sandra Alves Cordeiro, Vera Lúcia dos Santos, Idalina Pereira dos Reis, a 'Deli', Hugo Reis dos Anjos, Jenivaldo Paixão Batista, o 'Val Cabelereiro', Claúdio de Jesus Vieira, vulgo 'Cadinho do Acarajé', Kerse Johnes Calixto Santos, Herdinal Dantas Farias, o 'Nal', Flávio Reis dos Santos, Michel Evangelista Pinto.

A relação também consta os nomes de Herbert do Sacramento Santos, 'Kiko' ou 'Juca', José Vieira Dantas Neto, o 'Nitinho', Antônio Leonardo Calixto Santos, Gilbero Fonseca de Jesus, Marcelo da Cruz, Antônio Marcos Nunes dos Santos, o 'Marquinhos', Diogenes de Nascimento Santos, Edson dos Santos Nunes e José Givaldo da Silva, preso pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, mas já foi solto mediante o pagamento de fiança.

DSC01902Com os integrantes do bando, a polícia apreendeu quatro armas de fogo, munições de vários calibres, sendo parte das cápsulas furtadas da casa do policial civil em meados de outubro do ano passado. Também foram apreendidos balança de precisão, maconha, crack, cápsulas de cocaína, material de corte e um reagente (hipoclorito de sódio) para testar a pureza das drogas.

“No decorrer das investigações foi descoberto contas bancárias utilizadas pelos traficantes para fomentar o tráfico, sendo inclusive constatado a troca de cestas básicas por pedras de crack por parte dos viciados”, constatou Eurico.

DSC01951A maioria dos acusados foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, mas há também indiciamentos por corrupção de menores, estupro de vulnerável e posse ilegal de arma de fogo. Todos os presos serão encaminhados ao sistema prisional do Estado.

Da SSP/SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das