Pular para o conteúdo principal

Vísceras são jogadas no lixo do matadouro de Estância por falta de Caldeira




Quem foi à feira do Bairro Cidade Nova nesse domingo (29/06) pode observar que a oferta de vísceras (fato bovino) foi quase nada. De acordo com reclamações que nos foram passadas pelos vendedores, quase toda a produção do final de semana foi jogada no lixo do matadouro porque as fateiras se negaram a limpar as referidas partes em tachos aquecidos sob o fogo de lenha.

A comerciante Chica do Fato – de muitos anos nesse comércio- alegou que o matadouro está com o Equipamento defeituoso há meses e a Prefeitura “Numa lengalenga, com mil promessas, não toma uma providencia”, reclama. 

Enquanto nossa reportagem ouvia os reclames, outro vendedor que pediu para não revelar o nome, disse: “O Prefeito gasta uma fortuna para fazer o São João e não tem dinheiro para consertar a caldeira tão útil para nós”, pontuou o vendedor. 
Caldeira defeituosa

A reclamação é geral e a ausência da referida caldeira leva as fateiras a ficar noite adentro, a esquentarem água em tachos ao fogo de lenha, sob fumaça, ao relento. Chica do Fato informou ainda que aquelas fateiras que não têm outra fonte de renda são obrigadas a limparem o fato com água fervida em tachos. Por conta disso a presença do produto nas feiras livres está apequenada.

Em contato com o secretário-adjunto de Comunicação, Clériston Barbosa, não procede a denúncia de que a caldeira está quebrada há meses e, sim, há pouco mais de uma semana. Informou que teve dificuldade com mão-de-obra especializada, mas que no máximo até quarta-feira a caldeira existente será consertada e voltará tão logo a atender aos trabalhadores do matadouro municipal. De acordo com o Secretário de Comunicação, a Prefeitura está ultimando processo licitatório para compra de nova caldeira dentro dos padrões de modernidade.

Fisceras de bovino
Esse filme já foi visto no decorrer do ano passado. É, sem dúvida, é uma reprise que não tem público cativo. Os trabalhares do Matadouro Municipal limpam vísceras de aproximadamente cem cabeças de bois no final de semana, entre os dias de sexta, sábado e domingo. Dá para fazer uma avaliação do que foi jogado fora e como é difícil escaldar todo esse produto em tachos por conta da ausência da caldeira. Nos demais dias são abatidos em média 40 cabeças por abate.

O Fato (vísceras) é um dos produtos que têm grande aceitação na mesa das famílias de baixo poder aquisitivo, além de ser nutritivo e apropriado para o preparo de variados pratos da cozinha nordestina. 

Por:Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das