Há aproximadamente sessenta dias para o pleito de outubro, tem sido intenso o burburinho político nos senadinhos de Estância quanto à escolha para deputado estadual por parte das lideranças locais.
O município possui diversos agrupamentos políticos, desses destacam-se cerca de três lideranças de maior expressão que são Ivan Leite, prefeito por duas vezes consecutivas; o atual prefeito Carlos Magno e o deputado Gilson Andrade que busca sua reeleição pelo PTC.
Há quase um mês o prefeito Carlos Magno tem sido cobrado quanto o seu apoio para deputado estadual. Na semana passada Magno revelou a escolha, marcha com Zezinho Guimarães (PMDB) que briga para garantir a reeleição. Carlos Magno vai à eleição liderando uma penca de candidatos: Dilma, Maria do Carmo, Jackson Barreto, Mendonça Prado e Zezinho. Segundo informações de cúpula, nos próximos dias Magno irá reunir lideranças para traçar perfil de trabalho.
O ex-prefeito Ivan Leite (PRB) também tem sido objeto das conversações dos senadinhos. Reconduzido à Prefeitura com mais de 60% dos votos válidos, é uma das lideranças expressivas no município. Ivan compõe a chapa majoritária na condição de segundo suplente de Rogério Carvalho ao Senado. Atendendo as decisões do seu partido, apoia Dilma Rouselff, Rogério Carvalho, Jackson Barreto e Pastor Jony.
Quanto apoiar deputado estadual, Ivan ainda não tem uma definição. Comentam-se nos senadinhos que poderia existir um entendimento entre Gilson Andrade e Ivan Leite - Gilson votar em Rogério e Ivan votar em Gilson - Gilson é do bloco dos irmãos Amorim e vota com Maria do Carmo. Ivan é do bloco de Jackson e é candidato junto com Rogério Carvalho (eis o xis da questão). As sugestões continuam nas rodas de conversas enquanto não chegam a um entendimento, conquanto, vê-se nas pessoas o desejos de ambos estarem juntos no presente pleito.
Gilson Andrade (PTC), que para deputado e prefeito obteve mais de onze mil votos em Estância, busca garantir seu retorno à Assembleia. Em Estância a maioria dos vereadores lhe dá apoio, além da adesão de várias lideranças de bairros. Seu nome é dos mais ventilados nas rodas de papos. Na eleição de 2010 obteve quase doze mil votos com ajuda do companheiro Ivan Leite. Agora Gilson espera contar mais uma vez com a importante ajuda do ex-prefeito Leite.
Andrade já fechou sua agenda de apoio aos nomes que compõem a chapa do seu agrupamento: Pr. Everaldo, Eduardo Amorim, Maria do Carmo Alves e Laelson Oliveira. Em 2008, o então PFL, atrapalhou os planos de doutor Gilson quando lhe tomou a presidência do diretório de Estância e o deixou fora da eleição que planejava ser vice novamente com Ivan Leite, uma parceria que deu frutos positivos. Na atual conjuntura Gilson é levado a dar apoio a Maria do Carmo Alves que sonha em retornar ao Senado. Essa decisão dos Irmãos Amorim faz o médico deputado engolir seco o nome da Sra. Alves.
Não se deve perder de vista que esta eleição servirá de reflexo para o pleito de 2016. Nomes como o de FÁ, de José Domingos Machado, Márcio Souza, pensam em concorrer à sucessão. Gilson Andrade, eleito, salienta que irá discutir com o agrupamento um nome de consenso. O prefeito Carlos Magno também pode disputar sua reeleição ou apresentar um nome que ele está preparando desde já; o ex-prefeito Ivan Leite não tem se manifestado quanto à sucessão, embora saiba que o seu nome tem sido objeto do desejo do eleitorado de reconduzi-lo ao Paço Municipal. Seja qual for o resultado desta eleição, as lideranças locais terão que formatar o foco dos seus agrupamentos.
Uma pergunta que roda os meios políticos: Carlos Magno, Ivan Leite e o PT apoiam Jackson Barreto, a soma de votos auferida a JB a quem será creditada? O mesmo irá acontecer com Carlos Magno e Gilson Andrade no apoio a Maria do Carmo.
É fato que a parceria entre o ex-prefeito Ivan Leite e o saudoso Marcelo Déda, agora renovada entre o prefeito Carlos Magno e Jackson Barreto, trouxe para Estância excelentes resultados no que tange a indústrias, geração de empregos, educação, obras de infraestruturas, resultados que podem ser vistos a olhos nus.
A presente eleição revela algo novo: a união de grupos de ideologias diferentes em busca de selar o progresso da cidade.
Por: Genilson Máximo
Redação: Parabólica News
Comentários