Pular para o conteúdo principal

Rádio FM no celular: uma união que deu certo

*Por José de Almeida Castro
Faltam poucos dias para um novo ano. Caminhamos pelas ruas de São Paulo, cidade que  tem o décimo maior PIB do mundo e onde os avanços tecnológicos se sucedem com incrível rapidez, quase a cada dia.  
As multidões cruzam as ruas e, praticamente, não há ninguém que não esteja com o fone no ouvido. Todos ouvem notícias, acompanham os sucessos musicais,  se comunicam pelo telefone. E seguem caminhando, cruzando ruas, avenidas, praças.  
É  verdade que, no momento, ganham terreno os “smart phones”, os diferentes e mais recentes aparelhinhos que buscam ser os mais modernos e dominantes.
É sempre assim, chegam as novidades, mas novas conquistas acabam se juntando ao que é bom e funciona.  Não destroem os avanços que as antecederam. Um exemplo: o velho,  simples e eficiente  celular, com seu rádio FM, continua vivo e muito útil.  
É a  repetição da história das invenções. O nosso tempo vê confirmada a união do velho e do novo,  um se afirmando e o outro sobrevivendo, ambos  fortalecidos com os avanços.
Que bons são os nossos tempos,  repetindo a história de todas as invenções, inclusive das mais famosas! Lembremos dos tempos mais recentes: a TV. Iria matar o rádio? Não aconteceu e acabaram os dois meios se ajudando um ao outro.
Satélites, micro-ondas,  “www”, internet. Novidades ameaçadoras ? Hoje parceiras naturais se complementando. A mudança pode trazer avanços e importantes novidades.
Chegam iPhones, IOS, Androids, telas rolantes ao toque de mão, fina sintonia, salto do analógico para o digital, sempre os celulares como meio de comunicação.
Verdadeiramente acontece o aperfeiçoamento dos nossos pequeninos e “pretinhos” celulares. Mas por que alguns não trazem o rádio FM? Realmente não faz sentido abandonar o que sempre deu tão certo, com vantagens para as duas partes.
Serviço de primeira utilidade para o maior interessado: o usuário. Música, notícias, comunicação... está tudo incorporado ao rádio FM. E esses novos modelos também deveriam aderir ao rádio FM.
Atente e acredite se quiser em algo surpreendente: na era das modernidades, acabo de ouvir, mais uma vez, como diariamente, um aviso muito conhecido vindo dos potentes alto-falantes instalados num automóvel anunciando “pamonhas de Piracicaba, olha as deliciosas pamonhas fresquinhas”. Isto em 2014 nas ruas da grande metrópole.
Quase cem anos depois do rádio, dos serviços fixos de alto-falantes pendurados em postes, as emissões radiofônicas em FM são conduzidas, muitas vezes,  pela internet. Mas o lugar delas é no celular, ali, de graça para todo mundo.
A união que sempre deu certo tem que seguir como sempre esteve. E aprimorada. Isto sim é progresso, é avanço tecnológico.
*José de Almeida Castro é jornalista e escritor. Foi presidente da Abert entre 1972-1974 e presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)  por quatro mandatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das