Pular para o conteúdo principal

Conselhos Tutelares de Estância estão com sedes precárias

Centro
Cidade Nova
É imperativo afastar a possibilidade de sucateamento das sedes dos Conselhos Tutelares. Estes têm papel relevante no amparo à nossas crianças.  De acordo com a Resolução 139 do CONANDA, de março de 2011, para cada cem mil habitantes seja criado um Conselho Tutelar, antes era de 200 mil habitantes. Estância sai na frente, tem pouco menos de setenta mil habitantes e possui dois conselhos. Um no Bairro Walter Cardozo e outro no Bairro Santa Cruz, fruto do bom desempenho da gestão do prefeito Ivan Leite.


O que tinha que estar impecável sofre ações de uso e do tempo. As duas sedes estão com aparência feia, encardidas e com aspecto de abandono. Os imóveis estão carentes de reformas nas estruturas de cimento, portas, telhado e instalações hidráulicas. Também estão sem os serviços de telefonia fixa e sem internet, ferramentas necessárias para a viabilidade dos trabalhos, de acordo com os reclames. Outra dificuldade vivida é a falta de crédito nos celulares para uso no trabalho.

O Conselho Tutelar do Bairro Cidade Nova apresenta um estado de abandono. Os conselheiros ainda têm que dividir espaço com veículos de populares que usam o espaço como garagem e até serve de ponto de concentração de animais eqüinos aos domingos, dia de feira livre.  Quanto à sede do Conselho Tutelar do Bairro Santa Cruz, está com a pintura encardida, com placa e banner destruídos e uma visão que clama por socorro. 

É sabido que a manutenção dos conselhos é de competência da Secretaria de Assistência Social que tem à frente a primeira dama Dayse de Oliveira Garcia. A ela compete encontrar solução para os problemas pontuados.  As reclamações são recorrentes e por falta de algumas estruturas os conselheiros reclamam  dificuldades na prestação dos serviços.

Os conselheiros não estão parados. Mesmo sem fazer alarde, já solicitaram providências à Secretaria de Assistência Social. O problema já foi encaminhado ao Ministério Público que pede o breve restabelecimento das estruturas reclamadas. Salienta um dos conselheiros que o prazo estipulado pelo MP finda agora em dezembro, seis meses.

Os dois conselhos tutelares foram dotados de veículos novos e receberam computadores. A internet e o telefone fixo já foram protocolados pedidos de retorno dos serviços no dia de ontem (10/11), salientou um dos conselheiros.

Por meio do Whatsapp entramos em contato com a primeira dama Dayse de Oliveira Garcia, secretária de Assistência Social, com o fito em saber a posição da gestão municipal no que tange ao exposto na matéria.  Não tivemos resposta.


Por:Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das