Pular para o conteúdo principal

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Estância poderá ter chapa alternativa


Após as eleições presidenciáveis o foco das atenções se volta para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Estância, para o biênio 2015/2016. Sendo um cargo muito ambicionado, o assunto parece estar trancado a sete chaves.

Ainda estão elusivos os nomes dos prováveis concorrentes.  A eleição acontece no próximo dia 26 e o que se tem de concreto é o nome do atual Presidente, Tito Magno Costa Garcia (DEM), filho do prefeito Carlos Magno. Na hipótese de não haver chapa alternativa, será em chapa única outra vez.  Contanto, há quem discorde: "É muito poder na mão da mesma família", alerta o vereador Dominguinhos (PT).

Nos corredores da Câmara suscitam a possibilidade de uma chapa alternativa que envolve os nomes dos parlamentares José Domingos Machado e Artur Oliveira, ambos do PT, vereadores de vários mandatos, conhecedores da liturgia da casa e os são da bancada de oposição.

Na eleição passada José Domingos Machado colocou seu nome à disposição, mas foi preterido e escolhido o vereador Tito Magno.  Em comum entendimento (Artur Oliveira e Dominguinhos) se abstiveram de votar na atual Mesa Diretora. Agora, Dominguinhos estar ávido pela construção de chapa concorrente. Artur Oliveira também pensa igual e se ver no páreo.

Há boato de que o vereador Artur Oliveira, supostamente, teria contrato de locação com a prefeitura, um terreno utilizado como garagem para veículos. Na sessão de quarta-feira, 12, Dominguinhos falou em defesa do colega e lançou o desafio para que fosse provada a existência de tal contrato.

O vereador Artur Oliveira usou a tribuna para fortalecer a defesa do colega e acrescentou que aposta o próprio mandato para que alguém  mostre esse tão falado contrato. O que procede é uma avaliação do imóvel feita pela Caixa Econômica estimado em 2,5 milhões e que a Prefeitura tem interesse na desapropriação, o que não é crime.  Segundo o proprietário o terreno é cedido sem custo ao Município. 

O assunto foi suscitado porque há uma mentira apregoada de interesse de certo grupo político que tem como objetivo silenciar o vereador. Perguntar não ofende: Artur vai deixar de apoiar a chapa alternativa encabeçada pelo colega de partido (Dominguinhos) para votar com a chapa do atual presidente ou vai se abster outra vez? Será que o prefeito estar usando desse expediente (compra de terreno) para barganhar? Ou o vereador petista vai encabeçar a esperada chapa concorrente? Vamos aguardar as próximas cenas.

Os vereadores Zé da Paz, Júlio André, Sérgio Bezerra, Sérgio Larissa, Pedro Benjamim, André Graça, Cristóvão Freire e Misael Dantas são nomes que podem disputar à Presidência. Todavia, Cristóvão Freire e Misael Dantas, por serem advogados,  não tenham interesse de concorrer.

Vereadores como Pedro Benjamim, Tertuliano Pereira, André Graça, Zé da Paz, eleitos pelo agrupamento contrário ao do Prefeito, atualmente na bancada da situação, têm a chance de desafiar a 'lei da física' e tomar a decisão de concorrer ao cargo ou dar apoio a chapa alternativa. Contudo, arrumar esse quebra-cabeça está sendo mais difícil que ligar ventilador em focinho de porco.

Na ótica deste repórter, o motivo de a Câmara ser composta de doze vereadores e dez serem de bancada da situação, torna o Poder Legislativo apático, sufocado, amordaçado, sem força para gritar, sem oxigênio. Os vereadores têm nas mãos a chance de fazer o legislativo manter-se mais próximo do povo, de estreitar relação com a comunidade, de acender ainda mais a democracia e de mostrar autonomia. 

No decorrer da semana Carlos Magno recebeu alguns vereadores com o objeto de articular apoios.  A singularidade da situação pede dos edis uma posição de coragem.  Sabe-se que rapadura é doce, mas é dura.

Por: Genílson Máximo

Em 15 de novembro de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das