Pular para o conteúdo principal

Feira livre de Estância oferece atrativos turísticos


Estar em Estância é uma dádiva que o sujeito pode dar a si. Dentre o rosário de atrativos destacamos a feira livre, cenário multicultural, com destaque para os segmentos Alimentício, Vestuário, Calçadista, entre outros. Quem nunca andou pelas ruas de uma feira livre em busca de fazer compras ou tão somente para saborear uma comida típica acompanhado de amigos?

Estância tem feira livre de segunda a sábado. O evento contribui, efetivamente, para fortalecer a economia local e pode ser vista como um atrativo potencial do turismo. Um dos atrativos é o segmento da gastronomia. Pratos feitos a base de vísceras de animais, tais como sarapatel, buchada, fígado ao óleo e alho são delicias que enchem os olhos e disputado; assim como pratos de arraia, Robalo, Tainha ao leite de coco. São alimentos preparados com o toque de comida caseira. Além de saborosas, de valor baixo.

São comercializados queijo de coalho, requeijão, manteiga de garrafa, pimenta malagueta, pimenta do reino, pimenta de cheiro, noz-moscada, amendoim, castanha de caju, quebra-queixo, rapadura, ervas milagrosas; oficineiros que armengam aparelhos de rádio e TV; ambulantes que sobem e descem com seus cestos e tabuleiros a propagarem seus produtos: agulha, cachete de linha, anil, brilhantina, pilhas de rádio, pomada à base de óleo de baleia, elástico, chaveiro, prendedor de cabelo, capa para celular, espelho redondinho com foto do time preferido; esteira, redes, cordas de sisal, vassoura de pindoba, potes e panelas de barro, CDs e DVDs piratas, brinquedos e vestuário, tais como camisa, calça, vestido, cueca samba-canção, bermudas, etc.

A feira livre também funciona como centro cultural de lazer. São vistos artistas populares a recitarem cordéis, sanfoneiros, trios de forró e repentistas; são agentes que acendem a atenção dos feirantes e clientes. Nesse espaço onde o tradicional abraça a modernidade, mercadorias como óculos do Paraguai, brinquedos de origem japonesa, bonés, perfumaria, calçados, vestuário, roupa de cama, bordados, colchas de retalhos, artesanato, miudeza e armazéns são oferecidos através de expositores, tendo como pano de fundo o inevitável falario.

Quem for à feira de Estância tem que visitar o “shopping fumacinha”, um dos pontos bem freqüentados do local, onde é comercializado delicioso churrasco assado na brasa; deve ir ao Beco do Beiju para saborear os diferentes tipos de beijus: sarolho, mau-casado, doce, de coco; bolo de macaxeira, de puba, de milho, de leite. No mercado das verduras ainda é possível degustar iguarias como sarapatel, carne cozida, peixe ao coco, arraia, moqueca de aratu na palha, camarão pistola, encontrados no Box do Sr. Raimundo.

O colorido dos produtos hortifrutigranjeiros faz o cliente se render às delícias da região: manga, caju, banana, mangaba, sapoti, laranja, mamão, pinha, abacaxi, murici, graviola, umbu, jabuticaba, maracujá, melancia, batata-doce; macaxeira, inhame, feijão de corda, fava verde, tomate, pimentão, folha de couve, coentro, quiabo, maxixe e ovos; muitos destes de origem da Agricultura Familiar.

Quem ganha é a população, mais que isso, quem ganha é o município, que numa espécie de supermercado a céu aberto ver suas potencialidades se manifestarem freneticamente em um só lugar, como se fosse um grande espetáculo teatral. Quem não está acostumado pode até achar uma tremenda "confusão", mas tudo funciona harmonicamente, na hora e no lugar certo.

A Secretaria de Indústria e Comércio do Município poderia oferecer treinamento aos feirantes, com isto, agregariam melhorias ao negócio. Fica a dica!

Genílson Máximo
20 de novembro de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das