Pular para o conteúdo principal

Prefeito quer Tito Magno na Presidência da Câmara


Vazou a informação da estratégia que, possivelmente, o prefeito de Estância tenha utilizado no sentido de desarticular o grupo encabeçado pelo vereador Sérgio Larissa, e sobre os entendimentos para reconduzir Tito Magno à presidência da Câmara.  A informação dá conta de que a presidência da chapa governista foi oferecida ao vereador Artur Oliveira (PT) que compunha antes a chapa 02 ocupando a vaga de vice-presidente, na eleição do dia 26/11, anulada depois pela Justiça.

Artur afirmou que seu desejo, como de todos do parlamento, é concorrer à presidência da Mesa Diretora. "Mas tudo só dá no tempo certo", disse. Foi a deixa para ser convidado a se somar ao bloco de apoio à chapa oficial. No boca-a-boca o comentário que rola é que para o prefeito municipal  é motivo de honra eleger o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

De acordo com a informação, após o chamamento oficial, os dois vereadores petistas ficaram de avaliar o convite. Em seguida, o vereador Tito Magno disse que não tinha mais interesse de concorrer à presidência porque tinha perdido a confiança em alguns dos colegas por conta da derrota do dia 26/11, quando perdeu por 5x7 para chapa 02 encabeçada por Sérgio Larissa, Artur Oliveira, Sérgio Bezerra e Pedro Benjamin. A decisão de Tito Magno foi elogiada pelos dois vereadores petista durante sessão da Câmara.

Segundo ainda  a informação, a estratégia do prefeito foi  mais além: não bastava a presença dos dois parlamentares do PT  apoiando a chapa oficial, ainda ligou para os vereadores Pedro Benjamin e Zé da Paz oferecendo as vagas de vice-presidente, de 1º secretário e etc. Entretanto, estes não atenderam as ligações, mais de 30. O objetivo era somar sete votos contra cinco, o que daria certeza de vitória. Se já tinha os sete votos precisos porque convidar mais dois parlamentares?  

A chapa poderia ser montada com Artur, André, Dominguinhos, Misael, Cristóvão Freire e Tertuliano. De acordo com a fonte, nesse ínterim, o prefeito havia orientado sua base a dizer "O PT traiu vocês e agora". Isso  despertaria a discórdia e os aliados da última hora  por terem sido preteridos  pela base do PT  não aceitariam  representantes do partido trabalhista  na composição da chapa.

Com o grupo da chapa 02 desmontado, Pedro Benjamin e Zé da Paz determinados a votar na chapa oficial, deixaria o PT de fora do páreo. Os articuladores leais ao prefeito diriam "Eles não votam com você, Artur, mas aceitam votar em Tito". Eis aí o “X” da articulação.

É claro que os holofotes se voltariam para Tito Magno e novamente seria eleito em chapa única.  Se assim procedesse, o plano dos governistas teria alcançado o objetivo: usar o PT como escada e reconduzir o vereador Tito Magno à presidência com ajuda dos dois vereadores do grupo ligado a Sérgio Larissa.

Com o vazamento desse entendimento, os articuladores  da chapa encabeçada por  Sérgio Larissa convenceram o vereador Tertuliano Pereira (que sabia da articulação para eleger Tito) a não votar com a chapa oficial. Assim aconteceu. Esta mudança desmontou os  planos da citada articulação.

Quanto aos vereadores do PT irem buscar espaço  de poder não há nada de imoral. Os dois parlamentares têm um histórico de trabalho que honra o parlamento desta cidade e como todos, doze, têm direitos iguais. Quanto ao prefeito fazer articulações no sentido de fortalecer sua liderança também não há nada demais. Política é a ciência da parceria e da soma de forças.


Parabólica News
Produzida por Genílson Máximo
Reprodução autorizada com citação da fonte






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das