Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Estância inaugura Cidade Natalina


Prefeito Carlos Magno entrega cidade natalina


A noite desse domingo (14) foi marcada pela inauguração da  cenário cenográfico de Natal, em Estância.  O conjunto de presépios foi custeado   pela Prefeitura que realiza a segunda edição do chamado Natal de Luz.  De acordo com o secretário-adjunto de Comunicação, radialista Luiz Carlos Dussantus, a noite foi contemplada com a chegada de papai Noel, apresentação da Lira Carlos Gomes e presença  das autoridades  da gestão municipal que fizeram o desenlace da fita inaugural.

A cidade cenográfica é composta de casa de papai Noel, anjos, renas, cavalos, camelos, castelos, entre outras imagens que reconstituem as cenas do nascimento de Cristo Salvador.  Estância é cidade de fortes laços  de fé. Dezembro é repleto de manifestações culturais e religiosas  que seguem  até o final do mês. Neste tempo  os  católicos fieis e cristãos poderão ver de perto  todo o cenário que celebra a natividade do nosso Salvador.

O prefeito Carlos Magno, sendo um cristão de fé protestante,  oferece aos munícipes a oportunidade de a população em família acender a fé  cristã e manter viva a cultura do papai Noel no coração de crianças e adultos.

Trazer a família para a praça e compartilhar de um ambiente construído para aproximar ainda mais os entes queridos como também os amigos e vizinhos, foi um trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Ivan Leite durante os seus dois mandatos. O feito foi aplaudido pela sociedade, agora dado seqüência na gestão do  prefeito Carlos Magno, não com a mesma intensidade, mas inserido no coração da nossa gente.

Nossa opinião quanto à construção do cenário natalino é de apoio e congratulações. Não podia faltar.
Entretanto, divergimos do valor pago: 300 mil reais por quinze dias de existência. A inauguração devia ter acontecido nos primeiros dias do mês.  Hoje são 14 do mês em curso. A validade da ornamentação da cidade  é até o dia 31, pois no dia seguinte perde a graça. Pagar 300 mil reais por apenas quinze dias é fazer mau uso do dinheiro público. O que equivale a 20 mil reais por  dia. A fonte de recursos é proveniente de royalties.

O prefeito tem usado os programas de rádio para alegar que a Prefeitura  está com suas receitas em declive. Por contenção de despesas não realizou a tradicional festa de aniversário do Bairro Cidade Nova, tão esperada. A gestão tem enfrentado reclamações por conta da ausência de lâmpadas em postes da periferia e povoados, além de outras reclamações como ausência de alguns medicamentos da farmácia básica.

O próprio gestor revelou  que o Município está acima da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -   pelo segundo ano -, possivelmente tenha que apertar o cinto nos meses seguintes para não ter que  enfrentar problemas com repasse de recursos federais, redução dos serviços e  problemas correlatos.

Outro dia na sessão da Câmara o vereador Sérgio Bezerra denunciou que falta pneus para as máquinas pesadas "Se tiver que usar a enchedeira, tem que tirar os pneus da patrol". E até o presente os servidores da Educação estão à espera do pagamento do décimo - terceiro. A primeira parcela deveria ter sido paga no meio do ano.  Paira uma nuvem negra entre os servidores da educação se será pago o vencimento do mês e o décimo na totalidade. Já falam em manifestação pública.

O mito  da existência de uma cidade perdida, feita de ouro, a espera de ser descoberta, em selvas sul-americanas, tem inspirado arqueólogos do mundo inteiro. Esse mito pode ter o seu desfecho aqui em Estância, com a ornamentação de 300 mil reais construída pela gestão do "Agora Pode".

Por: Genílson Máximo

Autorizada a reprodução diante da citação do autor






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das