A reivindicação dos sindicatos da Saúde foi atendida e a mesa de negociação permanente do SUS-Aracaju será retomada. A mesa é um fórum de discussão e negociação entre representantes dos trabalhadores da Saúde e da gestão. O anúncio da retomada foi feito nesta terça-feira (27), pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Luciano Paz, durante reunião sobre o calendário 2015 de negociações entre os sindicatos da Saúde e a SMS, no Centro Administrativo de Aracaju.
Esta mesa permanente terá reunião bimestral, sendo que a primeira será no dia 26 de fevereiro, e um dia antes a bancada sindical se reunirá entre si. A coordenação da bancada dos trabalhadores será da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales, nome sugerido pelo presidente do Sindicato dos Psicólogos de Sergipe, Heitor Freitas, e acatado pelos demais sindicatos. Por sua vez, o secretário Luciano Paz será o coordenador da bancada da gestão e o presidente da mesa.
“A reunião foi importante porque tivemos a garantia do retorno da mesa, que era um pleito dos trabalhadores, mas precisamos abrir os olhos porque o próprio secretário de Saúde alerta que a prefeitura municipal não está bem de finanças. Então, vemos tudo com muito cuidado”, observa Shirley Morales.
Um dos pontos importantes discutidos durante a reunião é que o calendário será montado para atender a pauta conjunta e específica. A primeira foi tratada anteriormente entre nove sindicatos e entregue ao secretário nesta terça-feira (27). Sobre a pauta específica, os sindicatos têm até a próxima sexta-feira (30) para fazer a entrega. Dentro do calendário, o mês de janeiro seria justamente para o secretário receber as reinvindicações, depois em fevereiro ele faria a análise, e a partir de março, haveria as discussões das pautas.
“A criação de um calendário de negociação é importante porque poderemos analisar como estará a evolução de cada ponto debatido, facilitando assim, até mesmo uma prestação de contas aos nossos trabalhadores. Os sindicatos estão unidos e organizados para facilitar ao máximo o trabalho dos gestores”, declara Augusto Couto, presidente do Sindicatos dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).
Bancada dos trabalhadores
Além do Seese e do Sintasa, a bancada conta com mais outras 9 categorias: Sindicato dos Psicólogos de Sergipe (Sinpsi-SE), Sindicato dos Trabalhadores Fisioterapeutas de Aracaju (Sintrafa), Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Aracaju (Sacema), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Sergipe (Sinodonto-SE), Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (Sindifarma-SE), Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindinutrise), Sindicato dos Médico de Sergipe (Sindmed-SE) e dos Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Laboratórios de Sergipe ( Sintelab-SE).
Assessor de imprensa: Kleber Santos
DRT 1007/SE
(79) 9115-5400
Comentários