Pular para o conteúdo principal

Restam tubos de amianto na rede de água de Estância e prefeitura parece não ter pressa de substituí-los

Tubos de PCV descansam ao léu enquanto  canos de amianto se rompem

         Quem souber  dizer os motivos que levaram o prefeito Carlos Magno a parar com a troca dos tubos da rede de água de Estância, certamente, é digno de ganhar um picolé de murici, fabricado na bodega de "Adelson do Picolé". 

         A gestão do Desenvolvimento  herdou do governo Ivan Leite a continuidade de um projeto ao valor de dois milhões  para fazer a substituição da Rede de Abastecimento de Água da cidade. Rede esta  que está  em uso desde a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de quase meio século de existência - 28 de novembro de 1967.

         O projeto é de um desafio arrojado, pois, o que deveria  já ter sido substituído há mais de duas décadas,  tem inibido gestores e estes fecharam os olhos para o problema. Tubos velhos, fracos pelo tempo de existência, constantemente sofrem rompimentos o que motiva a suspensão do fornecimento de água, penalizando os usuários.

         Na gestão passada, o prefeito Ivan Leite viabilizou projeto junto ao Governo Federal, e por meio da Caixa Econômica,  ousou  substituir os tubos de fibrocimento por  tubos de PVC.  O serviço abrange  cerca de cem ruas da cidade. Trechos como Rua  Gumersindo Bessa,
Capitão Salomão, Getulio Vargas, Santa Luzia, Jessé Fontes, Boa Viagem, Pedro Homem da Costa, Camilo Calazans, Bairro Bonfim,  entre outras, foram as primeiras iniciadas na gestão passada.
Ivan Leite deu início à substituição da rede com investimento de quase 2 milhões


         Em janeiro de 2013, o prefeito Carlos Magno continuou com as obras. Em meados de fevereiro do mesmo ano,  autorizou o fim dos trabalhos e deixou um montante de ruas a serem atendidas.  Esta decisão contribui para que rompimentos aconteçam no dia a dia por conta da fragilidade dos tubos de amianto que já não suportam a pressão das águas.  E como médico, Carlos Magno sabe que o amianto é um agente  que faz desenvolver câncer,  o uso do amianto  é proibido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

         Enquanto  o gestão do desenvolvimento  fornece água  à população  através de  tubos de fibrocimento que ainda restam, tubos de PVC novos, comprados pela gestão de Ivan Leite, estão expostos ao sol e a chuva na parte externa da Estação de Tratamento de Água (ETA) defronte da antiga Amido Glucose, à margem da BR-101; um quadro que revela o desperdício do dinheiro público.  

         A pacholice da gestão Carlos Magno para com as obras deixadas em andamento pela gestão passada - com dinheiro em caixa - é de se estranhar.  Será que o prefeito esqueceu  do conceito do impessoalismo na gestão pública?  Ou será uma birra? Enquanto não temos os serviços retomados, bebemos  água ainda conduzida em tubos de amianto com quase meio século de uso.

         - Conheci um senhor chamado Zé Licurí, piadista, dizia que macaco não mete a mão em cumbuca; bichano tem medo de água fria; e político   não costuma  fazer  obras que depois de prontas não se tem o que inaugurar.

Resposta da Gestão Municipal (SAAE)

PARA ESCLARECER OS FATOS DO ATRASO NA REPOSIÇÃO DA REDE DE AMIANTO DO SAAE

ALGUNS COLEGAS COMUNICADORES SEMPRE ESTÃO QUESTIONANDO NAS REDES SOCIAIS O NÃO COMPLEMENTO DA REPOSIÇÃO DA REDE DE AMIANTO PELO SAAE, QUE A SOCIEDADE ESTANCIA TEM A SABER, QUE: 

O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA OBRA É A SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, O SAAE É APENAS O INTERESSADO E GUARDIÃO DE ALGUNS MATERIAIS, OBRA ESTA FRUTO DE UM CONVENIO DO GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO PAC E PREFEITURA MUNICIPAL,TENDO COMO AGENTE FISCALIZADOR E FINANCEIRO, A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL


AS DUAS ÚLTIMAS EMPRESAS QUE GANHARAM A LICITAÇÃO ABANDONARA A OBRA, E A PREFEITURA TEVE QUE CANCELAR A LICITAÇÃO JUDICIALMENTE, AFIM DE PROSSEGUIR COM O OBJETIVO DE CONCLUIR A REFERIDA OBRA.


PARA A CONTINUIDADE DA PROPOSTA DA OBRA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EXIGIU NOVA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ATUALIZADA, E O DEVIDO REAJUSTE DOS PREÇOS PARA POSTERIOR APROVAÇÃO.FAZER NOVA LICITAÇÃO APÓS APROVAÇÃO DOS REQUISITOS EXIGIDOS E ENTREGUE PELA PREFEITURA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.


QUANTO A TUBULAÇÃO DE PVC QUE É RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DE OBRA ESTA ARMAZENADA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DO SAAE. E A AUTARQUIA CEDEU O ESPAÇO COMO DEPOSITÁRIO.


CONCLUI-SE QUE TODA OBRA REALIZADA EM PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL, SÃO VARIAS EXIGEM CIAS BUROCRÁTICAS QUE ATRASAM AS ETAPAS PARA CONCLUSÃO DO PROJETO PROPOSTO, MAS A PREFEITURA ESTA ATENDENDO TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS PELA CAIXA E AGUARDANDO A RETOMADA DE UM NOVO PROCESSO LICITATÓRIO, PARA CONTINUAR COM A OBRA.


Genílson Máximo
DRT - BA 4226
Radialista

Autorizada a reprodução diante da citação da autoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das