Pular para o conteúdo principal

Prefeito Nivaldo Silva será homenageado pela Câmara dos Vereadores de Estância


A Sessão Solene acontecerá nesta quarta-feira,08, às 18h30m

Prefeito Nivaldo Silva no ato de posse

Eleito Prefeito de Estância em outubro de 1992, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), o ex-deputado estadual Nivaldo Silva Carvalho assume a Prefeitura de Estância em janeiro de 1993 e governa até o dia 07 de março de 1995 quando veio a óbito em São Paulo onde fazia tratamento de saúde.
No período em que governou o Município -  cerca de  dois anos e três meses - austeridade, transparência, inteireza de caráter, rigor, foram parâmetros que nortearam a sua gestão. Revelou-se um dos melhores gestores à época.  Com sua  morte, o governo municipal foi assumido pela vice-prefeita doutora Dayse Garcia, esposa do atual prefeito Carlos Magno.

 O professor de História e vereador José Domingos Machado, reconhecendo a importância do fato para a história política de Estância,  apresentou o Requerimento  N° 15/2015, subscrito pelo Presidente da VCE Sérgio Larissa, que sugere a realização de uma Sessão Solene com o fito em prestar homenagem ao saudoso Prefeito que fez 20 anos de falecido em o7 de março.

Deputado  Estadual Ivan Leite prestigia o Prefeito  Nivaldo Silva, São João de 1993
A solenidade será realizada na  quarta-feira, 08 de abril, às 18h30m, após a sessão ordinária. A Mesa Diretora da CVE está  ultimando os trabalhos de convites enviados aos familiares do homenageado, aos políticos da cidade, às autoridades e lideranças políticas do Estado, à imprensa e aos amigos e estudantes. Para enfatizar ainda mais o ato solene será exibida apresentação de grupo folclórico, corrida de barco de fogo e show pirotécnico com espadas juninas.

Com a finalidade  de dar relevo  ainda mais a notoriedade do saudoso prefeito, o vereador Dominguinhos do PT apresentou Indicação Nº 162/2015 ao Executivo Municipal que solicita que seja   erguido um monumento em bronze  em substituição ao existente e, também, que seja viabilizada  revitalização na Praça que ostenta o nome do saudoso empresário, como reconhecimento a contribuição que o saudoso prefeito deu ao município quando da sua trajetória empresarial, social, cultural e esportiva; lembranças vivas na memória do estanciano.

Nivaldo Silva, desde cedo,  foi um homem de trabalho, cunhado na decência, no respeito, no desejo de ver seu povo bem atendido pelos agentes públicos. Teve uma vida de dedicação aos estancianos: atuante no ramo do comércio, onde se consolidou como um dos mais expressivos empresários da região. Montou a loja Lar Jóia, o cinema Guarany, o jornal Gazeta de Estância; contribuiu para a ascensão do time do Estanciano; contribuiu com os eventos de carnaval com o seu trio elétrico batizado de Luminosidade; exerceu a função de Diretor do Hospital Regional Amparo de Maria; exerceu o cargo de vice-prefeito de Walter Cardozo (PDS); foi eleito deputado estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL), sigla sob o comando do amigo João Alves Filho.

Para subir ao Paço Municipal, Nivaldo Silva conseguiu reunir em torno da sua candidatura as maiores lideranças político da cidade como o atual prefeito Carlos Magno (PDS) e o ex-deputado estadual Ivan Leite (PDC). Concorrendo à época contra a candidata  Raimunda Soares que disputava a sucessão municipal ao lado do também advogado João Batista como vice-prefeito. Nivaldo Silva concorreu às eleições daquele ano  (1992) tendo Dayse Garcia (esposa do atual prefeito de Estância) como vice-prefeita. Eleito Prefeito, governou Estância  aproximadamente por  pouco mais de dois anos – 1993 a 1995 - , quando veio a falecer em São Paulo, aos 73 anos, vítima de complicações do coração, em 07 de março de 1995.

Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das