Pular para o conteúdo principal

Vereadores de Estância são dos mais atuantes da região


Na tarde desta terça-feira, 14,  aconteceu mais uma sessão ordinária no Palácio Prefeito Pascoal Nabuco, sede da Câmara dos Vereadores  situado à Rua Gumersindo Bessa, em Estância (SE). A sessão teve início às 15 horas, presidida pelo vereador Sérgio Larissa, juntamente com os membros da Mesa Diretora - Pedro Benjamin (Vice-presidente), Sérgio Bezerra (1° Secretário) e todos os demais pares: Tito Magno, Júlio André, André Graça, Artur Oliveira, Zé da Paz, Cristóvão Freire (líder do Prefeito), José Domingos Machado, Tertuliano Pereira. Na referida sessão foram discutidas, votados e aprovados moções de congratulações, indicações, requerimentos e projetos de leis.


DOMINGUINHOS DO PT
O vereador  José Domingos Soares (PT) ao fazer uso do pequeno expediente, entre os demais assuntos abordados, solicitou a Mesa Diretora que viabilizasse, para a ordem do dia, projetos de lei da sua autoria que estão na Casa a espera de serem lidos e sequer estão  enumerados ainda.


MISAEL DANTAS
O parlamentar  Misael Dantas (PSC) fez uso da tribuna para dar  ênfase ao seu projeto que torna a Fundação José  Augusto como  Entidade de Utilidade Pública Municipal. Misael expôs que a presença da Empresa Maratá em Estância foi responsável por salvar vários empregos quando a Frutene estava a fechar as portas.


TITO MAGNO
Tito Magno, vereador pelo DEM, usou o grande expediente para dar destaque ao seu Projeto de Resolução que cria a Medalha de Honra ao Mérito para jovens no âmbito municipal que se destaquem com ações que   elevem o bem coletivo. O referido edil pediu a Mesa Diretora que o colocasse na ordem do dia para apreciação dos pares.


ARTUR OLIVEIRA
O vereador  petista Artur Oliveira usou a tribuna para reforçar projeto de lei da sua autoria que classifica as escolas de samba da cidade como Patrimônio Cultural. O edil alentou a matéria salientando que Estância é o único município sergipano a possuir escolas de samba, estas responsáveis pelo melhor carnaval do Estado e que se faz jus dar esse reconhecimento como forma de valorizar o trabalhos das pessoas envolvidas na realização da referida folgança. Na ocasião Artur pediu o apoio dos colegas para a aprovação da matéria. O Projeto foi aprovado por unanimidade.


ANDRÉ GRAÇA
O vereador eleito pelo PSL, André Graça, usou o grande expediente e entre os temas abordados  pediu  a  Assessoria de Comunicação da Casa de Leis que informasse  a população a realização  da FEIRINHA DA AGRICULTURA  FAMILIAR  que irá  acontecer nesta quinta-feira,  defronte da UNIT, das 10h às 16 horas, promovida pela Prefeitura em parceria com a Endagro. "Produtos com qualidade, fresquinhos  e vindos  da zona rural;  produtos com preços menores e sem a presença do atravessador", lembrou André.

TERTULIANO PEREIRA
Os transtornos  causados à população estanciana  com as chuvas do último final de semana motivaram o parlamentar Tertuliano Pereira (PRB)  a fazer uso da tribuna  e apresentar ao Prefeito Municipal  pedido de celeridade nas obras de drenagem das águas do Bairro Alagoas. De acordo com o edil, se as obras tivessem sido programadas para meados do ano passado, possivelmente  os transtornos da ultima chuva  tivessem sido evitados.

SÉRGIO BEZERRA

O vereador Sérgio Bezerra (PMN)  disse que presidentes de associações rurais têm lhe procurado para reclamar da falta de lâmpadas na zona rural, mesmo com a cobrança da taxa de iluminação pública. Pediu que a gestão olhasse com carinho para situação.  Ressaltou ainda que foi a Salvador (BA) ver de perto o abandono da Patrol que está a espera de conserto há quase dois anos. Salientou, também, que   os agricultores estão na espera das sementes de milho, no entanto, os tratores agrícolas pertencentes a prefeitura estão quebrados.  E cinco tratores contratados no ano passado  estão parados  porque a empresa proprietária não recebeu pelo serviço, um total de 96 mil reais, segundo o parlamentar.


CRISTÓVÃO FREIRE

O experiente vereador Cristóvão Freire (PSB), por mérito da advocacia exercida, tem desempenhado com maestria a  complexa tarefa  de Líder do Prefeito. Em todas as sessões, como a dessa terça-feira (14), tem feito intervenções inteligentes, além de usar a tribuna para orientar voto contrário ou  favor em relação as matérias em pauta.  As intervenções feitas em favor da gestão, às vezes duras, às vezes atenuadas, contanto, atento ao Regimento Interno, com trato   afável, aristocrático e respeitoso. É dos melhores representantes do povo que engrandecem o parlamento estanciano.



Ascom  CVE - Genílson Máximo
Câmara dos Vereadores de Estância
Rua Gumercindo Bessa, S/N°
Telefone (79) 3522-2298

www.camaradeestancia.se.gov.br

https://www.facebook.com/pages/C%C3%A2mara-dos-Vereadores-de-Est%C3%A2ncia/1377684452539323?ref=hl


Copie os endereços no seu navegador e visite nossas páginas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&