Pular para o conteúdo principal

PL 4330 é discutido em Estância em concorrida Plenária

Dr. Henri Clay, conselheiro federal da OAB
"Não a Precarização do Trabalho e ao Desmanche dos Direitos Trabalhistas" foi o mote da Plenária realizada na noite dessa sexta-feira, 08, no Palácio Prefeito Pascoal Nabuco, em Estância, organizada pelo vereador Artur Oliveira. O evento contou com participação do o ex- presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e atual desembargador, Jorge Antônio Andrade Cardoso e do conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ex- presidente da OAB de Sergipe, Henry Clay Andrade.

Os dois  palestrantes - desembargador Jorge Antônio Andrade e   o conselheiro federal da OAB, Henry Clay Andrade - tiveram o tempo preciso para discorrerem a cerca dos males que o Projeto de Lei poderá causar à classe trabalhadora, que além da forçada terceirização, podendo até resvalar na quarteirização dos serviços, o que  será ainda mais danoso para os trabalhadores.
Desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso

De acordo com o exposto, os palestrantes salientaram que os prejuízos não só atingirão os trabalhadores em sua totalidade, mas também as empresas de modo geral; com salários baixos há queda nas vendas, há queda nas receitas públicas, há  a precarização dos serviços essenciais à população tais como saúde, segurança, educação e outros.

O tema, recomenda o doutor Henry Clay, é de grande necessidade de discussão social. As pessoas precisam conhecer a fundo os males, que se aprovado o PL4330,  poderá desencadear no país a uma quebradeira generalizada. "É necessário que se faça eventos como o desta noite para que a sociedade possa despertar e  fazer pressão no congresso,  mostrando  que não concorda", recomendou o desembargador Jorge Antonio.


De acordo com o vereador Artur Oliveira, esse PL  é de 2004, suscitado neste momento pelo deputado federal Laércio Oliveira que o desengavetou sob o pretexto de incentivar a geração de empregos, mas na verdade gera imenso prejuízo a classe trabalhadora. 
Vereador Artur Oliveira organizador da palestra

O vereador José Domingos Machado lembrou que o referido  parlamentar federal é proprietário de empresas que terceirizaram serviços e por conta disso defende de unhas e dentes o PL da precarização. "Alguns dos senhores lembram quantos votos o deputado federal Laércio Oliveira auferiu aqui? Quem ainda se lembra quem saiu às ruas de Estância pedindo votos para esse deputado", interrogou o parlamentar petista.

 "Quem pediu votos em Estancia para Laércio Olveira", questiona Dominguinhos

Compuseram também a Mesa de Honra  os  vereadores José Domingos Machado e Artur Oliveira; o representante da OAB na região, Everaldo Carvalho; a secretária municipal da Educação, Maria José e  o presidente do PT local, Mário Dias  e  os dois palestrantes da noite. O tema foi amplamente debatido, com participação do público presente que interagiu elaborando  questionamentos aos expositores do tema em discussão.

Presentes o secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Luiz Carlos Dussantus; a presidente do Projeto Independência Química, Suely Barreto; o ex-vereador Renato Silva Júnior; o líder juvenil Evilásio Ribeiro; servidores municipais, estudantes de Direito e comunidade interessada.




Por Genílson Máximo