Pular para o conteúdo principal

PL do vereador André Graça ampara vendedores de Capeta


O Projeto de Lei Nº 12, de 25 de fevereiro de 2015, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estância (CVE) auferiu aprovação unânime dos pares da referida Casa de Leis. A matéria é da autoria do parlamentar André Graça (PSL) que tem em seu escopo o amparo aos vendedores de capetas, de refrigerantes, de bebidas e lancheiros que ocupam os espaços públicos  nos eventos  promovidos pela Prefeitura, dentro do município de Estância.

O vereador André Graça  reforça que o seu PL visa  trazer alento aos vendedores ambulantes, uma vez que  estes no último carnaval  enfrentaram o dissabor de terem  contabilizado prejuízo por conta de a Prefeitura  ter  celebrado contrato com empresa privada que ficou com o direito de exploração de comércio  dos espaços públicos e deixou  de fora parte  dos referidos vendedores  que ficaram a mirar o prejuízo.

O PL regulamenta a venda de refrigerantes, de cervejas e de  lanches e fixa normas para cobrança de taxa dos vendedores ambulantes das festividades de Estância, em festas promovidas pelo Poder Público Municipal. "O projeto recebeu emendas do vereador Artur Oliveira, nós discutimos a melhoria do PL no sentido  de que as empresas particulares não cheguem aqui e cobrar o que querem. Às vezes as taxas são tão fora da realidade que desestimulam os vendedores. Então, nós  esperamos contar com a sensibilidade do Prefeito Carlos Magno no sentido de sancionar a Lei e, dessa forma,  designar critérios que possam resguardar os interesses de trabalhadores, pais de famílias que dão duro a noite toda nas festas e  de forma honesta defender o pão de cada dia", pontuou o autor Graça.

A presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Estância, "Carmem Capeta" procurou a CVE  para interceder  no imbróglio criado. De acordo com os reclames  da categoria o desejo da empresa  era  que os  ambulantes  trabalhassem  de forma terceirizada. A  empresa forneceria  o produto gelado no isopor, uma equipe da própria  empresa vendia as fichas, as pessoas pegavam a cerveja com  qualquer um dos vendedores ambulantes.

Segundo Carmem, no final da festa, os  ambulantes tinham que prestar conta das fichas despachadas, isto sem saberem ainda qual seria a comissão a ser paga por unidade vendida. "Aproveitamos as promoções e estocamos nossos produtos. Temos cheques a cobrir e como fica nossa situação", questionou Carmem no período.  Em meio ao burburinho, a  empresa ainda ameaçou  retirar à força  os vendedores  que teimassem vender mesmo do lado de fora da área  restrita aos foliões. A presidente Carmem ainda lamenta o prejuízo  que todos auferiram .

Esse conflito de interesse  apeteceu  o parlamentar André Graça a ser proponente  do PL Nº 12/2015  que recebeu o apoio de todos os pares do Palácio  Legislativo Prefeito Pascoal Nabuco.



Genílson Máximo
Reproduçao desta matéria permitida mediante citaçao do autor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das