Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal ouviu denúncias feitas por Pastel



“Como é que um volume desse não passa pela conta de uma construtora? Era coisa de bodega? Pegar o dinheiro botar numa pasta e sai pagando dez conto a um, vinte a outro, cinquenta a outro. Se isso foi feito está caracterizado malandragem, houve crime”, grifou Pastel.


O ex-vereador Antônio Alberto, popularmente conhecido por “Pastel”, na sessão de ontem da Câmara Municipal de Estância, foi sabatinado pelos doze parlamentares em atendimento ao Requerimento n° 125/2015, da autoria do vereador de oposição Tertuliano Pereira (PRB).  Pastel foi convidado a fazer uma explanação acerca das denúncias feitas em programas de rádio que envolve um ex-secretário de Agricultura e o atual presidente de Associação do Povoado Massadiço.

As matérias da ordem do dia foram suspensas para dar lugar ao ato explanativo do ex-agente público. Durante quase três horas, Pastel teceu um rosário de denúncias; a cada fala mais revelações que envolvem outros nomes. Os vereadores Artur Oliveira, José Domingos Machado, André Graça, Misael Dantas - da base aliada – ressaltaram que as denúncias precisam ser apuradas, se verdadeiras, que sejam responsabilizados os protagonistas. Entretanto, diante da explanação de Pastel, ficou claro que o prefeito Carlos Magno não tem participação. “Mas o prefeito é permissível”, carimbou o Sr. Pastel.

A exposição foi esperada com grande expectativa. O auditório da Câmara esteve lotado; internautas acompanharam através do Facebook e da TV Câmara no portal da Casa.

Denúncias

Pastel foi à imprensa e delatou que o presidente da Associação do Povoado Massadiço passou um documento de Procuração para o secretário de Agricultura representar a Associação  num projeto de casas populares na zona rural que envolveu  cerca de um milhão e meio de reais, conveniado com o governo federal através da Caixa Econômica. Revelações que vieram como avalanche contra a gestão municipal. 

Segundo Pastel, o Presidente da Associação lhe revelou preocupação com um cheque no valor de cem mil que teve que assinar, sendo este descontado na boca do caixa.  Sugeriu que seja pedida a quebra do sigilo bancário da Associação porque o comitê financeiro era formado por pessoas ligadas à Secretaria da Agricultura. 

Ainda expos que durante férias do titular da Pasta, a Secretaria ficava fechada o mês todo, como também a secretária e a servente só tinham acesso à Secretaria quando o titular estava presente. O estranho, segundo o exposto pelo convidado, só uma pessoa ligada ao secretário tinha a confiança de ficar com a chave da referida Secretaria. Ainda nessa linha de delação, Alberto Pastel revelou que o Sr. José Raimundo Rosas dos Passos – membro do Comitê Financeiro da Associação – era o responsável pelos saques; segundo o denunciante, este era muito ligado ao então secretário da Agricultura.

Durante a explanação foram pontuadas outras denúncias envolvendo o Matadouro Municipal como também a Associação do Povoado Entre Rios que recebeu 178 mil para reforma de Centro Social, segundo Pastel, o presidente José Lalito Rodrigues (Zito), que assinou cheques para tal reforma, está preocupado com a ausência da prestação de contas. Este contrato também gerenciado pela Secretaria da Agricultura.

O presidente da Câmara, vereador Sérgio Larissa, salientou que a Casa fez o seu papel, o de ouvir o denunciante. Nos próximos dias vai também ouvir a outra parte (o ex-secretário de Agricultura e o presidente da Associação do Maçadiço) que estão convidados através de Requerimento, 126/2015, da autoria do vereador André Graça.

Antônio Alberto foi dos personagens da linha de frente da campanha eleitoral do prefeito Carlos Magno. Um dos mais eloquentes oradores. Compôs o governo como secretário adjunto da Agricultura ao lado do titular da Pasta Laelson Fraga – atual diretor da SMTT -, recentemente, empossado secretário adjunto de Comunicação Social, juntamente com o radialista Luiz Carlos Dussantus. Entretanto, segundo ele, discordava de alguns atos da gestão, embora do conhecimento do prefeito, como também estava descontente com o tratamento que recebeu nas duas Pastas, foi exonerado.


Genílson Máximo
Ascom CVE



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das