Pular para o conteúdo principal

Vereadores de Estância têm atuação produtiva


        Estar em anuência com o anseio da sociedade tem sido bandeira dos pares do parlamento estanciano. Este é composto por doze parlamentares eleitos por siglas de ideologias distintas, entretanto, todos têm abraçado o que remete ao anseio e à qualidade de vida do povo estanciano.

        Quem costuma ir ao Palácio “Prefeito Pascoal Nabuco” tem a oportunidade de acompanhar a atuação individual de cada vereador, onde o tribuno defende matérias ilustradas com o interesse social. Não há duvidas de que a Casa das Leis é a caixa de ressonância da sociedade, onde são travados apimentados discursos na defesa de teses.

        Podem-se enumerar diversas proposituras fruto de recentes sessões tais como essas: o parlamentar Sérgio Larissa, vereador de primeiro mandato (PTdoB), em recente sessão pediu por meio de Indicação ao Executivo Municipal o complemento da pavimentação da Rua Voluntários da Pátria (Bairro Botequim) como também solicitou a troca dos canos da rede de água do referido trecho, dos atuais tubos finos por tubos grossos, para depois ser providenciada a pavimentação pleiteada.  Sérgio Larissa é o atual Presidente da Câmara Municipal.

        O vereador Pedro Benjamin, Vice-presidente da Câmara, é autor de projeto de lei, já sancionado, que determina que futuras construções imobiliárias no município sejam dotadas de projeto de aproveitamento de águas de chuvas para uso não potável e sim para outras finalidades como lavar pátios, regar jardins e canteiros.  O vereador Sérgio Bezerra (PCdoB) – 1º Secretário da Mesa Diretora – cobrou a melhoria das estradas rurais, como também a reposição de lâmpadas queimadas em povoados e assentamentos.

        O vereador Tertuliano Pereira (PPB) cobrou do prefeito Carlos Magno melhor planejamento visando que os salários dos servidores sejam pagos dentro do mês, evitando que seja pago no mês subsequente.  O vereador Misael Dantas (PSC), dentre os temas expostos na tribuna, fez recente defesa dos feirantes que lhe têm reclamado do tratamento descortês de determinados agentes da Guarda Municipal quando das ações de organização dos espaços da feira livre. 

        André Graça, vereador do PSL, reclamou ao Executivo Municipal a demora da construção de Ponto de Ônibus no Povoado Queimadas, Indicação que já demanda mais de um ano. Cobrou, ainda, a construção de uma ponte no Povoado Saco do Barbosa, em substituição a uma existente feita de troncos de coqueiro na qual morador da comunidade veio a perder a vida.

        Artur Oliveira, vereador do PT, é autor de Projeto de Lei que proíbe o corte de mangabeira, árvore nativa da região litorânea e que a cada dia é dizimada para dar espaço a investimentos imobiliários.  Tito Magno, vereador pelo DEM, apresentou indicação ao Executivo Municipal visando reforma do Complexo Esportivo Idalito Oliveira, no Bairro Cidade Nova, como também é autor de Requerimento ao Executivo Municipal que pede a implantação de PL que possa instituir o Programa do Bolsa-Atleta.

        O experiente Júlio André (PMN), vereador de três mandatos, tem sido duro na oposição ao governo municipal. Suas aparições na tribuna têm sido de cobranças ao prefeito Carlos Magno. Tem cobrado a celeridade das obras, que segundo ele, se arrastam; além de apresentar Indicações inerentes à melhoria da iluminação pública, capinação de ruas entre outras.

        Dominguinhos do PT, há poucos dias, usou a tribuna para externar agradecimentos ao prefeito Carlos Magno por ter atendido a uma das Indicações apresentadas no que pesa a reposição de lâmpadas de ruas da região da praia; dentre suas proposituras, o referido é autor de Projetos de Lei que abraçam a juventude, a mulher, ao homem, a cultura e etc.
      
        O vereador do PSDB, Zé da Paz, apresentou Moção de Aplausos à Secretária de Assistência Social, Sra. Dayse Garcia, pela participação na XI Conferência Estadual de Assistência Social, como também foi autor de Indicação ao Prefeito Municipal em defesa dos serviços de recapeamento asfáltico da Avenida Jornalista Augusto Gomes, no Bairro Cidade Nova.

        Vereador de segundo mandato, Cristóvão Freire (PSB), reúne maestria na orientação da bancada de situação; todavia, tem demonstrado bom traquejo para com a bancada de oposição. Essa semana articulou a aprovação da LOA por unanimidade. Nem uma emenda foi adicionada, fruto do seu trabalho de articulação para sucesso da gestão.

        É sabido que o vereador é representante do povo.  É fiscal dos atos do executivo na gestão dos recursos públicos. Também cria leis que são da sua competência, além de analisar e aprovar leis que são da competência do Executivo.  É prerrogativa de o vereador visitar os órgãos da Prefeitura, ter conhecimento de tudo, pedir explicações por escrito ao prefeito que tem até 30 dias para atender; caso não atenda, está cometendo uma infração político-administrativa, podendo ser punido.
  


Por: Genílson Máximo


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das