Por:Genílson Máximo
A Rádio Esperança AM, 1.250kHz, está no ar há exatos 49 anos. Criada pelo engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite, em 01 de maio de 1967. Porque a data, por que foi uma forma determinada pelo idealizador em prestar homenagem ao trabalhador. E como surgiu o nome, por meio de uma consulta pública; dentre as muitas sugestões, foi batizada de Esperança, firmando-se com o mote "Música e Amizade", espalhando as suas ondas hertzianas, as chamadas eletromagneticas, por toda atmosfera do interior do estado, firmou-se como "Pioneira do Interior Sergipano".
Nos últimos dois anos, o diretor-geral, engenheiro Ivan Leite, filho do fundador, tem formatado a grade de programação com a inserção de novos programas tais como " Luz e Esperança", apresentado por Elda Carvalho; "Cidades Notícias", apresentado por Théo Batista; "Alma Feminina", apresentado por Karina Liberal e Adriana Leite ( Adriana afastada por força da legislação eleitoral), esses de segunda a sexta. No sábado é apresentado o "Sábado Esperança", por Genílson Máximo. A emissora tem apostado no radiojornalismo, fazendo desses canais importante elo entre a sociedade e os poderes públicos.
Os programas têm somado resultados positivos junto à população.
André Cigano, Pedro Yan e Pâmela Lorrany |
No dia 03 de outubro de 2015 foi ao ar a primeira audição do programa "Sábado Esperança". De lá para cá soma-se o total de 44 audições. O programa tem como proposta apresentar um resumo dos acontecimentos da semana, priorizando os fatos locais e, por vez e outra, enfatizando fatos do âmbito estadual.
O programa tem o compromisso de fazer a discussão sobre valores culturais, arte, política, religião, comportamento, etc. No período desses dez meses participaram do programa o ex-prefeito Ivan Leite, a Professora Adriana Oliveira Leite, o ministro do Esporte George Hilton, deputado federal Jony Marco, a cantora gospel Fernanda Azevedo; a cantora pop Cleidiane; o presidente da Câmara Sérgio Larissa; o vereador Misael Dantas; os forrozeiros Zé Taquary e Zé Carlos do Acordeom; a cantora evangélica mirim, Pâmela Lorrany (cantou no Raul Gil); o cantor de arrocha André Cigano com o filho Pedro Yan (que se apresentou na Eliana do SBT) e o Grupo Massa.
O programa aquilata os artistas da terra e mantém acesa uma das metas traçadas pelo criador da rádio engenheiro Jorge Leite que é "Dar espaço aos artistas iniciantes". Carregando essa responsabilidade, nossa reportagem traça, também, outros perfis de ação e vai às ruas ouvir a população em suas reclamações. São gravadas sonoras, em seguida, ouvimos os gestores das Pastas reclamadas sejam essas educação, saúde, infraestrutura, lazer, entre outras.
Entrevista com a cantora pop Cleidiane |
O município de Estância possui aproximadamente 68 mil habitantes, de acordo o IBGE. Cobranças da população ao poder público municipal passam pelos microfones da Rádio Esperança, o programa "Sábado Esperança", por exemplo, contabiliza diversas ligações de ouvintes insatisfeitos com a delonga da Prefeitura em atender determinados serviços. Uma solução é reclamar através dos programas jornalísticos existentes.
O programa "Sábado Esperança" tem como lema "Quebrar o coco", música do forrozeiro Messias Hollanda (falecido); uma forma de dizer que o programa não se acovarda ao fazer cobranças aos poderes constituídos. O nosso jornalismo é respaldado na ética, no respeito e moderado. Mas, sem medo das pressões.
O programa caiu no gosto popular, goza da credibilidade dos ouvintes, a cada dia aumenta o leque de ouvintes. E todos os sábados, das 10 horas às 12 horas, estamos quebrando o coco, sem dar quebraqueixo pra banguelo.
Parabólica News
Comentários