Saiba um pouco mais sobre a história de vida de "Janja"
Filiada ao PRB desde 2009, ELISÂNGELA BARRETO tem seu nome defendido por diversos segmentos sociais em nosso município para pleitear uma vaga de pré candidata a vereadora. Dentro e fora do PARTIDO REPUBLICANO a sua responsabilidade social é reconhecida por todos os que a conhecem.
ELISÂNGELA nasceu em 22 de julho de 1974, filha de do mecânico José Raimundo (popularmente conhecido como Zé de Noca ) e a professora Maria Elisabete , moradores da Avenida Getúlio Vargas. Sua infância não foi diferente da maioria das crianças de Estância , se divertia muitos com os colegas da rua em que morava e seus irmãos Rita, Júnior e Anelisa.
Para conquistar sua independência financeira aos 19 anos começou a trabalhar como promotora de vendas de uma grande empresa de Lagarto, em seguida trabalhou vendendo confecções(sacoleira). Nesse período, ELISÂNGELA dividia o seu tempo entre o trabalho e a escola. Quando trabalhei como sacoleira, tive uma enorme dificuldade em conciliar o estudo e o trabalho. Mesmo diante dos desafios do dia a dia e das dificuldades financeiras típicas de todo filho de trabalhador, a universidade era um objetivo concreto.
A escola sempre foi uma prioridade na vida de ELISÂNGELA , mesmo dividida entre as oportunidades de sobrevivência que lhes eram oferecidas e o tempo que lhe restava para investir no seus projetos , a moça sempre organizou o seu dia de forma que cada coisa tivesse um espaço garantido para ser efetivada.
Assim seguia a sua vida. Casou-se com Sergio Barreto( pecuarista )onde teve 3 filhos Martina , Guilherme e Giovana , moraram um tempo na Fazenda Priapú no Município de Santa Luzia. Como sua vida sempre foi pautada no trabalho desde jovem, começou a negociar com ovos , leite e seus derivados da Fazenda em que morava , eram vendidos em Estância a domicílio, sempre gostou de interagir com o povo.
Como sempre deu valor aos estudos mesmo casada com 3 filhos , ELISÂNGELA continuou a seguir a sua vida indo morar com os pais do seu esposo. Tendo juntado uma pequena quantia com o suor do seu trabalho e a ajuda do esposo consegui montar uma loja de bijuterias no centro da cidade , loja essa que a fez fazer muitas amizades , mais tinha que se dedicar sempre , a loja a família e aos estudos.
Nos dois anos posteriores a sua vida seguiu com essa dinâmica. ELISÂNGELA enfim, ingressou na Universidade Estadual Vale do Acaraú para o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia uma instituição de ensino superior. Chegar à universidade foi uma conquista significativa para mim, mesmo sendo uma faculdade particular e sendo a realização de um sonho ,pois não são muitos os filhos de trabalhadores que conseguem ingressar numa faculdade.Isso dá uma esperança de ascensão social às camadas populares do nosso país e não poderia deixar de ser diferente comigo, além do mais, o curso superior melhora a qualidade da mão-de-obra da população de quaisquer municípios e é uma exigência do mundo contemporâneo, relata.
Na universidade, ELISÂNGELA encaminhou os seus estudos por amor a educação onde completou a sua graduação e logo depois concluiu 2 pós graduação uma em Direito Educacional e a outra em Coordenação Pedagógica , como se identificou com o curso da pós graduação em Direito Educacional resolveu ingressar no curso de Direito na Faculdade Tiradentes que está em conclusão.
No ano de 2004, cumprindo metas acadêmicas, e sempre com idéias inovadoras convidou a amiga de Faculdade para organizar uma batucada de mulheres pois todavia queriam um pouco de diversão já que a vida das duas era pautada no estudo,trabalho e família , foi com essa brilhante ideia de ELISÂNGELA , que a batucada recebeu o nome de Xamego de Menina e hoje é reconhecido como o maior bloco Junino feminino do Brasil , pois o que era pequeno composto por 100 mulheres se tornou um grandioso bloco Junino onde hoje tem um público de mais de 4.000 mil foliãs.
Com relação à sua participação no âmbito político, ELISÂNGELA é coordenadora do PRB mulher em Estância, delegada da juventude e integrou, como membro, do conselho municipal, de Cultura da Cidade de Estância , militando com afinco para a correta aplicação das políticas culturais em nosso município. “Os conselhos municipais são espaços criados pelo governo federal para dar transparência aos atos públicos e descentralizar as decisões das instâncias governamentais” afirma.
Em Agosto de 2015 criou o Projeto de mulheres voluntárias o Grupo beneficente Mulheres em Ação, projeto esse que vem fazendo a alegria do povo Estanciano onde há a criação da Zumba para as comunidades de Estância onde levam um pouco de alegria e palestras sobre a reeducação alimentar e comportamento familiar , tem no projeto os bazares beneficentes onde um deles foi arrecadado uma boa quantia para ajudar na reforma da Catedral de Estância.
Do ponto de vista pessoal, ELISÂNGELA sempre enfrentou muitos desafios.Um deles foi trabalhar na Secretaria de Educação como Diretora de compras onde seu perfil sempre foi pautado na honestidade e dignidade , por esse motivo foi convidada a trabalhar no gabinete do Prefeito como assessora onde lá desenvolveu um excelente trabalho com o poder executivo.
Como sua vida sempre foi pautada no trabalho e no gosto pelo social devido a sua postura de atuação na população, hoje está Pré Candidata a Vereadora.
Por: Elisângela Barreto
Comentários