Pular para o conteúdo principal

Estância volta a ter oportunidade que teve em 1993 e 2004

Rua Capitão Salomão (Centro)

Estância volta a ter a oportunidade de escolher um projeto político que oferece a possibilidade de tirar o município desse estado de apatia, como acontecera em 1993 e 2004.  Numa breve análise, lembramos que a cidade nos anos citados  teve o seu desenvolvimento  elevado  através do incentivo do Poder Público Municipal,  num espaço de tempo de aproximadamente 23 anos entre um e outro.

Em 1993, com o prefeito de saudosa memória Nivaldo Silva - governou por dois anos e três meses -, a cidade fora encontrada com parte do seu aparelho administrativo desmontado, foi preciso um trabalho hercúleo do prefeito à época e da sua equipe para colocar as coisas em ordem, mas foi traído pelo destino: faleceu em 07 de março de 1995. Nivaldo Silva foi dos empresários de maior destaque na região, alimentava o sonho de um dia governar a cidade. Eleito Deputado e depois Prefeito, nos dois cargos,  deu o melhor de si.

Outra ocasião se deu a partir de janeiro de 2005, com o então prefeito Ivan Leite. De forma congênere, encontrou a Prefeitura atolada em dívidas, com o aparelho administrativo sucateado (em todos os setores) com o limite prudencial beirando os 70%, a gestão sendo tocada pelo juiz José Adaílton, a prefeitura vivenciava um dos seus piores momentos da história.  O prefeito Leite trabalhou duro para por a Casa em ordem e a colocou.

De meados de 1995 a janeiro de 2005 o município amargou um jejum desmedido no que tange a Prefeitura protagonizar investimentos da iniciativa privada com o fito no crescimento do parque industrial. Após temporadas sem receber uma fábrica, a partir de 2005 o município voltou a gozar da confiança de empresários e passou a contabilizar novos empreendimentos.  Até o final da gestão Ivan Leite (31/12/2012), foram mais de 20 empresas aqui implantadas, dentre essas, a Crown, a Sergitex, Fábrica de Cosméticos, entre outras. Ao apagar das luzes da sua gestão, Ivan Leite finalizou todos os entendimentos e deixou certa a presença da IVN (Indústria Vidreira do Nordeste) em Estância.

Entre os anos 90 e 98, as fábricas que se instalaram em Estância – Barcha, Arad do Brasil, Zupani, 4 Rodas, Tropifruit, Brahma - contaram com a força motriz de Ivan Leite, como deputado estadual e como Secretário de Estado da Indústria e Comércio.

Estância volta a ter oportunidade semelhante ao que teve em 1993 e 2005 (Nivaldo Silva e Ivan Leite).  O projeto político apresentado pelo pré-candidato a Prefeito Gilson Andrade é fortalecido com o apoio do agrupamento político do ex-prefeito Ivan Leite e a participação de dezoito siglas partidárias. O Projeto revela aptidão para desempenhar um trabalho de reconstrução dos valores culturais da cidade, acender a retomada de investimento no parque industrial, vitaminar setores como educação, saúde, infraestrutura, assistência, pois, além de convergir toda essa força política, conta ainda com o reforço irrestrito dos deputados federais Laércio Oliveira (SD), Joni Marco (PRB), André Moura (PSC), Fábio Mitidieri (PSD) e do senador Eduardo Amorim (PSC).

O pré-candidato a prefeito Gilson Andrade é portador do desejo político de fomentar profunda transformação social no município.  Para isto vem trabalhando há anos, incansavelmente, estreitando sua confiança junto ao eleitorado. Está em seu segundo mandato de deputado estadual. Eleito em 2010 com 15.395 votos e reconduzido com 26.170 votos. Foi vice-prefeito de Estância de 2005 a 2008; assumiu a Prefeitura por três oportunidades, homem de capacidade comprovada.  Médico atuante há cerca de 30 anos prestando relevantes serviços à população de Estância e região no HRAM e na clínica "Saúde da Mulher", da sua propriedade, é conhecedor das necessidades que povoam os reclames sociais.

“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”, frase do escritor francês Barão de Montesquieu, que nos remete a profunda reflexão da necessidade do Poder Público não se ausentar de comunidades carentes. Estância ainda possui  bolsões de carências, comunidades como do CJ. Albano Franco, CJ.  Nivaldo Silva, Bairro Candeal, Bairro Cachoeira, Bairro Estancinha, Alto São Vicente, são logradouros que merecem encabeçar a lista de prioridades  do governo municipal.

Estância é responsável por 85% das exportações  no estado. Tem uma arrecadação que se aproxima 12 milhões/mês,  é a quarta maior arrecadação de ICMS do estado. Pode, sim, e deve fazer mais pela qualidade de vida do seu povo  que beira os 70 mil habitantes.

Em 2016, o eleitorado estanciano tem à disposição um projeto político que traz em seu bojo o compromisso de fazer as transformações  sociais  que a cidade tanto almeja.  É possível fazer a mudança! É possível   fazer  a Estância   dar frutos  positivos  como fizeram os ex-prefeitos Nivaldo Silva e Ivan Leite;  fizeram  da Prefeitura  exemplo de gestão e orgulho dos sergipanos.




Genílson Máximo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das