Pular para o conteúdo principal

Câmara de Estância fecha o ano com balanço positivo, afirma o presidente Sérgio Larissa



"Os Pares da Casa trabalharam de forma uníssona no sentido de garantir qualidade de vida aos munícipes", afirma o presidente Sérgio
Da esquerda para direita: Zé da Paz, Sérgio Bezerra, Sérgio Larissa, Pedro Benjamin


A presente Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Estância (CVE), biênio 2015/2016, composta dos parlamentares Sérgio Larissa (presidente), Pedro Benjamin (vice-presidente), Sérgio Bezerra (1º secretário) e Zé da Paz (2º secretário), considera positivo o saldo dos trabalhos realizados pela referida Casa legislativa no curso deste ano.
O ano foi marcado por intensas atividades tais como sessões que trataram sobre temas relevantes para a população de Estância por meio de indicações referentes a pavimentação de ruas, iluminação pública, construção creches, transporte escolar, limpeza e capinação de vias públicas, além de centenas de requerimentos e projetos de lei, movimentaram o ano legislativo de 2016.
De acordo com o Presidente da CVE, Sérgio Larissa - reeleito para o segundo mandato de vereador - a Casa Legislativa trabalhou de forma uníssona entre os Pares no sentido de aprovação dos projetos enviados pelo Executivo, sem dificuldades, com o fito na garantia da qualidade de vida dos munícipes.
- Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, sobretudo a crise que o país enfrenta, a população alcançou muitas vitórias. Nós continuaremos lutando por uma Estância cada vez melhor, defendendo investimentos na saúde, na educação, no social e políticas públicas para geração de oportunidades para o nosso povo, como temos feito na escola do legislativo - concluiu o presidente.
O vice-presidente, Pedro Benjamin (PPS), afirmou estar feliz em função do saldo positivo dos trabalhos dos colegas da Casa. "Cada um aqui recebe as pessoas, ouve os pleitos da comunidade que são transformados em proposituras e discutidas no Plenário. A Casa está atenta ao clamor da sociedade, somada a tudo isso, foram apresentadas centenas de matérias, leis que foram criadas e com isto nós fechamos o ano, fechamos o mandato, todos, com a certeza do dever cumprido", disse Pedro.
Conquistas alcançadas
Em busca da claridade nas informações, a CVE implantou o Portal da Transparência; investiu na renovação do site oficial onde são postadas matérias das atividades dos doze parlamentares; promoveu reformas em seu plenário; reformou cadeiras e birôs dos vereadores; reformou todos os assentos que servem ao público visitante; implantou iluminação de led; disponibilizou bebedouro com água mineral; dotou o plenário de nova tribuna; tem mantido em dia o pagamento da folha dos servidores; como também, tem pago dentro do prazo o 13º salário; concedeu reajuste de salários; auxílio alimentação e distribuiu fardamento a todos os servidores.
Por meio da sua escola do legislativo, foram atendidos mais de 800 alunos através de cursos profissionalizantes, gratuitos, gerando oportunidades para diversas pessoas que buscam espaço no mercado de trabalho e até montar o próprio negócio; contratou empresa para fazer a atualização do Regimento Interno (1985) e da Lei Orgânica do Município (1990). Criou a Assessoria de Imprensa e Cerimonial que antes não existiam; disponibilizou em forma digital as leis aprovadas e as existentes que podem ser acessadas no site da Casa.
Proposituras apresentadas este ano/2016 Requerimentos - 77 Indicações - 544 Projetos de Lei Ordinária - 62 Moções - 308 Projeto de Lei - 83 Projeto de Lei Complementar - 09 Projetos de Resolução - 26 Projetos de Decretos - 09
Os trabalhos legislativos seguem até o dia 22 de dezembro de 2016 e serão retomados no dia 02 de fevereiro de 2017. A legislatura de 2017 será composta de quinze vereadores: André Graça (PSL), Sandro de Bibi (PRB), Zé da Paz (PSDB), Pedro Benjamin (PPS), Misael Dantas (PSC), Tito Magno (PSB), Cristóvão Freire (PSB), Edivaldo da Praia (SD), Sérgio Larissa (PSD), Tertuliano Pereira (PPR), Léo de FA (PSDC), Artur Oliveira (PT), Dionísio Neto (REDE), Chica do Fato (PMB) e Dode (SD).
Ascom CVE Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&