Pular para o conteúdo principal

Prefeito Gilson Andrade desenha nova educação para o município

 "Nós iremos fazer o possível para garantir bom ensino para os nossos alunos”




O município de Estância, aproximadamente, possui 41 unidades de ensinos - escolas e creches - que agregam cerca de 10 mil alunos. Diante das dificuldades o prefeito Gilson Andrade não tem descansado, nesses dias, no intuito de superar os empenos encontrados e   fazer da rede municipal uma das melhores opções de ensino público no município. “Educação pública nesse país precisa avançar muito. Nós iremos fazer o possível para garantir bom ensino para os nossos alunos”, conceitua o prefeito.

A Secretaria Municipal da Educação tem à frente a experiente Hélia Pinto - ex-vereadora, ex-secretária da referida Pasta, ex-secretária de Assistência Social e professora atuante -, a sua indicação foi acertada para gerenciar a educação, inclusive, com a aprovação de setores da oposição.  Pinto tem atuado em plena sintonia com o prefeito Gilson Andrade, com liberdade para fazer as  transformações prescritas para a referida Célula Educativa.  “Educação sempre foi o que regeu a minha vida. Sempre fui educadora”, grifa a secretária.

Hélia entende que o que é ensinado nas escolas da rede municipal deve ser uníssono e nesse diapasão garante que a Secretaria está trabalhando na elaboração de um Plano Pedagógico mirando dar ao alunado um ensino de qualidade.   Na  na última sexta feira, 27,  aconteceu  reunião  com os diretores  das escolas municipais  com o objetivo de capacitá-los às exigências do Ministério da Educação, para inserção ao "Programa Novo Mais Educação". 

No decorrer da semana o prefeito Andrade viajou a Brasília com o objeto de levantar recursos  junto ao FNDE para a construção de  creches no município. Também já sinalizou o desejo de sentar com a categoria para discutir questões inerentes ao magistério.

O prefeito Gilson Andrade tem se mostrado indignado com a  situação da frota de ônibus "Caminho da Escola"; dos 33 existentes, metade está  carente de reparos; outros sem piso, sem motor, sem pára-brisa, sem pneus, sem bateria; caminhão da merenda com defeito, sem bateria.  Segundo o Chefe de Transporte, Marcos Alberto (Marcão),  o prefeito já autorizou o conserto daqueles que ainda podem ser recuperados. Até o início  do ano letivo  cerca de 25  veículos estarão prontos, garante Marcão.

Durante entrevista ao Programa Cidades Notícias, com Théo Batista, a secretária Hélia Pinto  revelou que  este ano os alunos não  enfrentarão  problemas  por falta de merenda escolar.  Externou que todos os trâmites já foram selados para garantir a merenda no tempo certo. Lembrou que para muitos alunos  a merenda da escola é uma  das principais refeições. E o desejo do prefeito Gilson Andrade é que os alunos sejam bem servidos.

Mesmo ainda embrião, a  gestão Gilson Andrade tem engendrado  meios para oferecer à população uma educação de qualidade. Já viabilizou campanha no sentido de conscientizar  os alunos a se matricularem nas escolas municipais, como também  valorizar aquelas mais perto de casa. 

O gestor traz à luz da sociedade o desejo de ofertar aos munícipes uma educação que, literalmente, faça a diferença. O mês de janeiro se finda com todos os servidores pagos, com dinheiro no bolso.


Parabólica News
Genílson Máximo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&