Pular para o conteúdo principal

Você já foi à feira de Estância por esses dias




Você já foi à feira de Estância  nesses dias?  Ela está mais bonita, mais jovial, tal qual uma  nubente engalanada.  Feira é poesia, é teatro  ao ar livre, é cordel, é versos, é prosa, é publicidade em garrafais, é passarela, vitrine, a mais verdadeira cultura popular no mesmo espaço. Nossa feira está na rima dos nossos compositores, na pena dos nossos poetas.   

Tal qual  escreveu  Ary Barroso "Na Baixa do Sapateiro eu encontrei  um dia  a morena mais frajola da Bahia"; como escreveu o poeta pop Doryval Caymmi "Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá!"; de forma semelhante enalteceu  os seus valores imateriais o compositor Toquinho  "Passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã; o poeta Manoel Bandeira também eternizou o seu amor pela sua terra natal, Recife: "Mas não houve dia em que não te sentisse dentro de mim, nos ossos, nos olhos, nos ouvidos, no sangue, na carne". Não há como negar que  a poesia está intrinsecamente   ligada  a cultura popular, basta ver com calma as belezas ao redor,  ver com os olhos de poeta, de compositor ou ser mais  observador.


A feira é  uma das culturas mais antigas do mundo.  A história do comércio é um fato que remete a antiguidade e as grandes navegações. A ideia central desses períodos perdura até hoje. Antes da moeda havia o comércio de trocas. Com todo esse  sedimento de valores, a feira  possui uma arquitetura  alegórica, própria, dona de um  quê atraente, gostoso, boníssimo.

Bastou 30 dias da nova gestão  para notar que a feira  está melhor, mais espaçosa, boa de caminhar, de usufruir  do comércio. Isto  por conta  do trabalho  do prefeito Gilson Andrade  que de forma imparcial  está  humanizando  o local e trabalhando no sentido de setorizar os produtos. Já se vê  agentes da Guarda Municipal a darem  maior tranqüilidade aos clientes e vendedores.

A feira  oferece  os mercados municipais, de cereais, de pescados, de carnes; há um setor de frutas tropicais - mangaba, acerola, murici, goiaba, manga, mamão, tangerina,  abacaxi, banana, coco, cana, jaca -,  há  setores  de  vestuários, calçados, miudezas, agulhas, cachetes,  ervas medicinais;  também são encontrados queijos coalho, requeijão, carnes, frango, ovos caipira; comidas caseiras, carne de panela, lombo, bife, sarapatel; mingau de puba, beijus, tapioca, mungunzá, cuscuz, entre outros.

Não é por acaso que toda a cidade  vai  se abastecer  na feira livre da cidade, onde há  um espaço com a oferta de milhares de  atrativos, que na sua maioria, enche os olhos do  visitante e do turista. A feira é um shopping a céu aberto com milhares de   gostosuras que enchem os olhos. 

Você já foi à feira de Estância?  



Por: Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das