Pular para o conteúdo principal

"O fedor passeia entre o Camaçari e o Piautinga", diz o vereador Dode

"O Rio Piauitinga sofre há anos e nada é feito"


O requerimento  n° 55/2017, do vereador Artur Oliveira, foi uma das matérias mais debatidas na sessão de quarta-feira, 12. O instrumento legislativo é dirigido ao Diretor do Serviço Autônomo de Água é Esgoto (SAAE) no sentido que sejam apresentados ao Plenário laudos  do controle de qualidade da água que abastece o município, em face de o  Diretor ter acusado a empresa Maratá de ser a  responsável pelo sabor desagradável e mau cheio causado na água na última semana.

O vereador Dode, como tantos outros, discutiu   o requerimento e externou  que o Rio Piauitinga   tem sido alvo de maus tratos  há muitos anos. Revelou que quase todos os dias por volta das 19 horas os moradores são afetados com forte odor que emana do rio invadindo as residências  dos conjuntos Camaçari e Piauitinga.

Disse que faria um jantar em sua residência para  receber os colegas no dia em que o rio estiver com o "cheio bom".  De acordo com  as denúncias apresentadas  na tribuna, há dias que na hora do almoço ou na hora do jantar ninguém aguenta o ar catingoso. "É uma catinga miserável, é um fedor terrível. Nós moradores das duas comunidades sofremos com o fedor que passeia por toda aquela região. Muitas vezes deixei de jantar por conta do fedor insuportável oriundo dos dejetos de alguma industria que margeia o Rio Piauitinga", revelou o edil Raimundo Ascendino.

O parlamentar  salientou ainda  que todo mundo sabe do sofrimento do rio, embora, todo esse tempo nunca foi feito nada. "Tem vereador  da Casa que defende empresário. Nós também, mas não concordamos com o que está sendo feito há anos. Agradecemos pela geração dos empregos, pelas receitas  geradas para o município, mas não vamos ser cúmplices com a presente situação", combateu.

Ainda na discussão  da matéria, o  tribuno  grifou que cabe a Casa  de Leis fiscalizar o que está acontecendo. "Porque quando vamos de casa em casa pedir o voto nós assumimos o compromisso de  defender o povo.  Todas as noites o fedor vem,  trazido por um ventinho noturno, invade nossas casas, nos incomoda à bessa. Querem que eu traga aqui cinquenta depoentes", finalizou.

O vereador Dionísio Neto (1º secretário da Mesa Diretora)  ao discutir também o requerimento indagou:  "Será que todas as empresas, instaladas às margens do Rio Piauitinga,  estão cumprindo com  a cartilha das normas ambientais de forma certinha", indagou o parlamentar Neto.  

Professor Dionísio Neto reportou-se à época em que foi cotado para  assumir a Pasta  do Meio Ambiente (gestão passada) quando já estava no ato de fazer denúncia ao ADEMA de certa empresa que  vive despejando no rio seus resíduos sem o devido tratamento.  "É sabido por todos  que  já foi visto um caminhãozinho  despejando um corante nas águas do rio", lembrou em tempo.

Ascom CVE
Genílson Máximo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das