É sabido que no litoral de Estância são encontradas as mais saborosas mangabas de todo o estado. Na citada região já existe uma associação de catadoras que organizadas fazem um destacado comércio que vai além dos limites do município.
Na feira livre de Estância a mangaba é dos frutos de destaques, dos mais procurados; vendida em porções de litro (desses que comportam óleo comestível), muito utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. No período da safra o preço fica mais camarada, já no período da entre safra o preço fica em alta. Entretanto, o fruto continua na lista de compras dos clientes.
As vendedoras de mangaba residem em sua maioria na região das praias, Saco, Abais, Ribuleirinha; saem de casa nas primeiras horas do dia em busca do fruto que se espalha em terras da região praiana. O fruto é comercializado nas feiras em bacias de alumínio ou plástico, cestos de cipó, baldes, suspensos em cavaletes de ferro.
A vereadora Josefa Francisca (Chica do Fato), sensível às vendedoras que enfrentam as intempéries do tempo, expostas a chuva e ao sol, apresentou a Indicação n°141/2017 em que pede ao Prefeito Municipal, que por meio do setor competente, promova os meios econômicos para a implantação de coberturas adequadas nas barracas das vendedoras de mangabas na feira livre de Estância.
- Nossa indicação visa dar conforto a essas trabalhadoras que comercializam um produto genuinamente estanciano e frágil. Visa ajudar na conservação da mangaba, uma vez que com a nova arrumação da feira as mangabas estão expostas à chuva e ao sol o que contribui para que o referido fruto estrague - justificou a vereadora proponente.
A vereadora Chica do Fato também é vendedora na feira livre de Estância, tem propriedade do que fala, do que propõe; é conhecedora da situação de desconforto que as vendedoras de mangabas enfrentam. Atendida, a indicação traz àquelas vendedoras conforto, melhora as condições do trabalho e oferece ao cliente um produto ainda mais saudável.
Ascom CVE
Genílson Máximo.
Comentários