Pular para o conteúdo principal

Vereador Dionísio Neto defende gravação de CD com músicas de batucadas

"É preciso que essa riqueza cultural chegue às futuras gerações", disse Neto


O vereador Dionísio Neto (Rede), exímio defensor dos valores culturais de Estância (SE), defendeu na sessão da Câmara de Vereadores o resgate e preservação das cantigas que ilustram as manifestações populares do município tais como as utilizadas pelos grupos folclóricos, batucadas, samba de coco, reisados, pastoris, quadrilhas.
  
Proponente da Indicação nº 776/2017, o parlamentar sugere ao executivo municipal a Gravação de um CD (Compact Disc) com as canções das batucadas estancianas, acompanhado de encarte, contendo letras e partituras, tendo em vista ser este um rico patrimônio da cultura tão enfatizada nas festejas juninas.

 - As batucadas estancianas representam uma rica fonte da nossa cultura, com suas roupas floridas, suas cantorias, chapéus e tamancos de várias tonalidades, os grupos de batucada demonstram que Estância não é apenas a cidade do Barco de Fogo, mas, também, a cidade de que busca preservar suas raízes históricas e culturais. Neste sentido faz-se necessário que o Poder Público, por meio da Secretaria da Cultura, valorize e promova tais canções, em CD, visando garantir que a juventude futura possa ter acesso a esse material tão rico e presente no seio cultural do nosso povo - dissertou Almeida Neto.

Segurança

Outra Indicação, também apresentada (n° 764/2017), pede aos poderes competentes a presença de guarnições policiais nos limites do IFS, campus Estância, visando à segurança dos alunos e professores que ao saírem da aula têm sofrido ações de assaltos.

- Professores e alunos reclamam da presença de marginais nas esquinas à espreita com a finalidade de praticarem roubos, até a luz do dia. Temos, contudo, que promover a segurança pública no sentido de amenizar essa situação que tem perturbado o sossego da família estanciana. Portanto, vimos por meio desse expediente cobrar que sejam tomadas as providencias necessárias por meio de rondas policiais naquele local – externou Dionísio.



Ascom CVE

Genílson Máximo