Pular para o conteúdo principal

O presidente André Graça prestigiou a Cavalgada da Paz

André compartilha a alegria  com os colegas  Dr. Cristóvão e  Gilvan

Nesse domingo, 01, a comunidade da Colônia Estancinha foi cenário da Cavalgada da Paz, edição de número 24, organizada por “Tonho Café”, morador do referido povoado. O evento contou com a presença do vereador André Graça, Presidente da Câmara Municipal de Estância, que compartilhou com os amigos a alegria da festa da montaria.

- Estive presente para levar o nosso apoio a essa cultura que é abraçada pelos adeptos da montaria. Aqui são vistos jovens, adultos e idosos a participarem de um evento que reúne, neste dia, mais de dois mil participantes, entre cavaleiros, amazonas e brincantes.  Quero parabenizar os organizadores, Tonho Café e o seu filho Mateus de Café por oferecerem horas de lazer a tanta gente reunida aqui - salientou André Graça.

Por volta das 17 horas, amazonas e cavaleiros deixaram a Colônia Entre Rios com destino à Colônia Estancinha, um circuito de aproximadamente cinco quilômetros, ao som de cantorias, berrantes e muito forró.  No palco da festa se apresentaram Kleitinho, O Garanhão; Forró da Sofrência; Marcelinho, O Cara das Cavalgadas. A festa é um selo de tradição entre as diversas manifestações culturais da comunidade.

André  faz selfie e registra a alegria dos participantes da festa

Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades.  No caso em tela, a Cavalgada da Paz foi criada em 1992, inspirada na Missa do Vaqueiro de Itabaiana – lembra Tonho Café.


O município de Estância possui uma “queda” pelos eventos de lazer a cavalo. Os povoados congregam cerca de 15% da população estanciana; comumente são realizados eventos tais como Salto de Argola e Cavalgada na zona rural e, também, na sede do município.

André Graça ao lado do líder comunitário e amigo "Branco"


Fonte/Ascom CVE
Genílson Máximo