Pular para o conteúdo principal

Presidente da Câmara de Estância lamenta a posição de Sergipe no ranking da violência pública

"No quesito Segurança Pública o Estado parece que virou as costas para Estância"...




André Graça, vereador e presidente da Câmara Municipal de Estância

O presidente da Câmara de Vereadores de Estância, André Graça (PSL), lamentou que o Estado de Sergipe continue no topo da violência pública, de acordo com o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado nessa segunda-feira, 29, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).  Os estados que apresentaram maiores taxas de mortes violentas intencionais foram  Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, todos esses estados superando a taxa de 50 mortes violentas por 100 mil habitantes.


Dias atrás o parlamentar usou a tribuna da Casa para reclamar da Segurança Pública que o Estado oferece a cidade de Estância. Cobrou do governador Jackson Barreto mais atenção para o município que sofre com a onda de assaltos, roubos, homicídios e que nos finais de semanas a Delegacia Regional não possui equipe plantonista.

André Graça disse que não é cabível um município como Estância, com 70 mil habitantes, sede de onze municípios da região Sul, possuir uma Delegacia Regional em  que as vítimas tenham que prestar boletim de ocorrência em Aracaju ou Itabaiana durante os finais de semanas.  

“Outro dia fiquei envergonhado com a reclamação de um amigo que teve o carro do pai roubado em Estância, disse-me que teve que prestar queixa em Aracaju. Isso é uma vergonha para nós estancianos que fazemos a política desta cidade. O Estado, parece, virar as costas para o nosso povo”, reclamou.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram mais de 61 mil mortes violentas intencionais no período. Sete pessoas morreram assassinadas no Brasil a cada hora no ano em 2016. O maior número já registrado pela série histórica do Anuário e que só encontra similaridade na comparação com grandes tragédias. É como se o Brasil sofresse um ataque de bomba atômica por ano, dizem os pesquisadores.

Ao falar sobre o tema à nossa reportagem,  André Graça lamentou profundamente que Sergipe continue nesse patamar que envergonha os sergipanos diante de outros estados da federação. Lamentou também  o número de mulheres assassinadas no período, conforme o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2016 foram  assassinadas 4.657.  O número representa  uma mulher morta a cada duas horas.

“É preciso que haja um trabalho conjunto entre os três poderes, um trabalho de inteligência, de investigação; não adiante cada um trabalhar de forma isolada. Ver outras questões como as fronteiras, o combate às drogas, o cruzamento de informações entre as polícias, investimentos”, salientou o entrevistado André.


Ascom CVE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das