Pular para o conteúdo principal

Estância deu adeus ao forrozeiro Zé Taquary

No Programa "Sábado Esperança"

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira, 13, o forrozeiro José do Nascimento Costa, de nome artístico “Zé Taquari”. O sanfoneiro veio a óbito na madrugada desta segunda, em sua residência.    Zé Taquary   estava   cheio de vida,  muito ativo aos 65 anos.  Comumente, não perdia um bate-papo com os amigos ao entardecer nos bancos da Praça Barão do Rio Branco.

Um apaixonado pelo gênero do Forró, embora, a sua sanfona já não tocava tanto. Nesses anos, ele trocara o acordeão por um teclado e não deixava a desejar.  Em uma das suas apresentações em meu programa, SÁBADO ESPERANÇA, na Rádio Esperança, em janeiro deste ano, ele deu um show de maestria com um repertório eclético.

Por quase uma hora cantou, tocou, interagiu com os ouvintes, recebeu elogios, atendeu pedidos musicais, deu um baita show. Cantou de Luiz Gonzaga a Benito di Paula. Fez uma viagem pela MPB. Falamos sobre forró, samba, bolero, sobre as dificuldades que o artista forrozeiro enfrenta nos dias de hoje e fez um pedido:

“Que os governantes, vereador, prefeito, deputado, senador, valorizem mais o forró, não deixem o forró acabar sob pena de desaparecer. Pois, artistas como Jorge de Altinho, Nando Cordel, Gláucio Costa, Flávio José, não têm mais o espaço merecido, já não gravam mais, estão preteridos pelo forró de plástico e, agora, pela sofrência”, defendeu.

Taquary compôs vários forrós tais como “Gostoso de amar”, “Nordeste turístico”, “Forró dos velhos” entre outras. Sua voz e sua sanfona sonorizaram muitas noites juninas em Estância.

Inúmeras vezes nos encontramos na Praça Barão do Rio Branco. Cumprimentava-me com jingle pessoal – Meu locutor – dizia. Eu retrucava – Meu sanfoneiro amigo!

Na tarde desta segunda-feira, 13, uma multidão, entre amigos, fã, colegas, foi prestar a última homenagem ao artista. No interior do velatório (PAF) a sanfona de Fabinho da Folha tocou um solo profundo, do jeito que ele gostaria de ter tocado. Sob aplausos, choros, lágrimas, o seu esquife foi trasladado até o Cemitério da Piedade.

Por:Genílson Máximo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das