Pular para o conteúdo principal

Ivan Leite: “HRAM poderá ser Hospital Escola na vinda da Faculdade de Medicina para Estância”

O HRAM deve ao INSS, está sob intervenção há 13 anos e reúne todas as
condições de ser transformado em Hospital Escola, lembrou Ivan


O ex-prefeito de Estância Ivan Leite, em participação no programa SÁBADO ESPERANÇA (Rádio Esperança), neste sábado (09), externou que ficou extremamente surpreso porque o assunto – Faculdade para Estância - é um fato novo que ultimamente não vinha sendo objeto de análise, nem de discussão.

“Tão logo eu vi essa notícia via Whatsapp, imediatamente, entrei em contato com o deputado André Moura para parabenizá-lo pela iniciativa”, disse Ivan.

Na mensagem enviada, Ivan Leite fez lembrar de algo que é possível de acontecer.

“Hoje nós sabemos que o Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM) continua sob intervenção judicial há treze anos, desde 2004. Eu lembrei ao deputado que se o HRAM continua devendo ao INSS uma fábula de dinheiro, o INSS pode receber o HRAM em pagamento dessa dívida e ceder esse Hospital ao MEC para transformá-lo em Hospital Escola. Nós temos disponível em Estância o espaço físico, pronto para funcionar, já estar em funcionamento, possível de transformá-lo em Hospital Escola”.

Ao fazer a exposição, Ivan Leite enfatizou que tem dezenas de pessoas trabalhando no HRAM como estudantes. Sua transformação em Hospital Escola faria “com que nós tivéssemos um Atendimento Ampliado à nossa região centro-sul na parte hospitalar, na parte de saúde”, grifou.

“Evidentemente, se isso acontecer, espera-se que os funcionários possam ser reaproveitados, possam continuar trabalhando, já que conhecem o trabalho, já que conhecem sua forma de funcionamento”, acentuou.

“Eu mandei essa mensagem para o deputado André Moura à zero hora e quarenta minutos e o deputado por volta de uma e pouco da madrugada me respondeu agradecendo as sugestões, agradecendo os parabéns. Isto demonstra que ele realmente trabalha. Nós externamos ao conhecimento público porque é verdadeiro”, finalizou.

A notícia foi revelada na manhã deste sábado, pelo líder no Congresso, deputado André Moura (PSC), na Rádio Xodó FM, no programa “Em Boa Companhia”, apresentado pelo radialista e prefeito Gilson Andrade. De acordo com o exposto, cerca de mil municípios concorreram a vinte cursos de Medicina em todo Brasil. Dentre os municípios selecionados Estância foi incluída em atendimento à interveniência do referido deputado. 

A notícia alvissareira foi tratada com o merecido peso. O gestor Gilson Andrade agradeceu e disse que vai a Brasilia na próxima semana reunir-se com  o deputado e o ministro da Educação. A notícia encheu a cidade de expectativas positivas.

Ivan Leite é dos pioneiros na luta pela vinda de uma Universidade Federal para Estância. Já fez abaixo-assinado e levou a Brasília ao então ministro da Educação Tarso Genro, à época acompanhado dos vereadores Artur Oliveira (PT) e Romualdo Vieira (PPS). Luta essa, também, abraçada pelo então vice-prefeito Gilson Andrade, atual prefeito de Estância.

O Ministério da Educação divulgou a lista dos municípios pré-selecionados para autorização de criação de cursos de medicina por instituições privadas de educação superior. O edital de chamamento público foi publicado nessa sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU) e é direcionado aos municípios que atenderam os critérios de relevância e necessidade social da oferta de cursos de medicina, segundo o Ministério da Saúde. Entre os requisitos, estão: não ser capital, não possuir cursos de medicina em seu território e estar a mais de 50 km de distância do curso de medicina mais próximo.

Cada cidade que aderir se compromete a oferecer a estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção à rede e programas de saúde necessários para a autorização da criação dos cursos. Até março do ano que vem, uma comitiva da Seres vai visitar e conferir de perto as estruturas.

Os municípios que não obtiverem resultados satisfatórios durante as visitas da comissão serão excluídos do processo. A divulgação do resultado será feita pela página da Seres no portal do MEC e a homologação do resultado será publicada no Diário Oficial da União, com a lista final dos municípios contemplado.

Confira a lista de municípios pré-selecionados:

Cruzeiro do Sul/AC
Parintins/AM
Itacoatiara/AM
Manacapuru/AM
Bragança/PA
Abaetetuba/PA
Cametá/PA
Castanhal/PA
Ji-Paraná/RO
Itumbiara/GO
Ponta Porã/MS
Corumbá/MS
Sorriso/MT
Irecê/BA
Porto Seguro/BA
Valença/BA
Brumado/BA
Iguatu/CE
Canindé/CE
Itapipoca/CE
Quixadá/CE
Codó/MA
Santa Inês/MA
Bacabal/MA
Açailândia/MA
Arcoverde/PE
Goiana/PE
Araripina/PE

Estância/SE


Parabólica News/Genílson Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&