Pular para o conteúdo principal

ESPERANÇA NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO RÁDIO EM SERGIPE


No ano de 1995 fui convidado pelo fundador da Rádio Esperança, doutor Jorge Leite, a fazer parte do quadro de locutores da referida Estação. Não hesitei, aceitei e passei a fazer parte do competente quadro. Ainda cheguei ao entardecer de um tempo em que os toca-discos e os long-plays começam a dar espaço aos toca - CDs.

Com a modernidade batendo à porta, ainda tive o privilegio de trabalhar por alguns anos com os gravadores de rolo (gravação da Censura), com as cartucheiras (reprodução de comerciais), com os aparelhos de Tape-deck para a reprodução dos cassetes e com os toca-discos de marca Technics, dos melhores existente ainda hoje.

Lembro-me dos selos de gravadoras tais como SOM LIVRE, POLYDOR, POLYGRAM, CHANTECLER, CANTAGALO, EMI, ODEON, EMI ODEON, TOP-TAPY, CBS, POLYFAR, SOM, 3M, CONTINENTAL, COPACABANA, BMG, RGE, FERMATA, PHONOGRAM, entre outros. Essas gravadoras enviavam LPs com variedade de musicais, às vezes do mesmo artista, às vezes uma espécie de coletânea, com vários cantores.

Além de locutor, fiquei responsável pela programação (Programador), selecionava cerca de 150 músicas por dia, todos os dias uma programação musical era preparada para o dia seguinte, além de produzirmos gravações, textos, externas, etc.

Aprendi a trabalhar com gravador de rolo, cartucheira, tapy-dack, fitas de rolo, fitas cassete, pick-up (toca-discos). Trabalhamos com Long-Play - LP com 12 faixas; Compacto Duplo com 04 faixas, Compacto Simples com 02 faixas (em material vinil); agulhas de cristal, agulhas de diamante, essas utilizadas para reprodução dos vinis.

Na Esperança encontrei LPs com programetes produzidos pela BBC “CIÊNCIA EM FOCO”, “CARTAZ DE LONDRES”; também uma série de LPs da “GRANDE PARADA BRASIL”, na voz de ENZO DE ALMEIDA PASSOS, da Gravadora GTA Records, no qual ele elencava vários cantores das regiões do país, da década de 70.

Preenchia uma planilha com nomes do compositor, intérprete, música, gravadora, passei a trazer na cachola nomes de compositores, de gravadoras, anos de produção da obra (ufa!). Todo esse aparato deu lugar aos modernos softwares de automação, de produção e edição. Dá saudade desse tempo de um trabalho radiofônico, muitas das vezes, feito na base do improviso e da criatividade.

Obrigado, Rádio Esperança, pela oportunidade de ter vivido um bom tempo de construção do Rádio Brasileiro.


Genílson Máximo




Comentários

Sandro Romero disse…
Boa noite Genilson Máximo.
Sou entusiasta de equipamento vintage de rádio. Tem alguma cartucheira dessa da foto ou cartucho de rádio pra venda?
Ou outros equipamento antigos?
Muito obrigado.
Sandro Romero
Salgueiro-PE
ZAP 87 9 9965-0889
Maxvariedades disse…
Trabalhei em rádio em Santa Maria(RS)... rádio Santanariense...foi uma experiência maravilhosa...

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das