Pular para o conteúdo principal

Secretária de Agricultura do Estado visitou o Matadouro Municipal de Estância



Na tarde desta quinta-feira (22) a secretária de Estado da Agricultura, Rose Rodrigues, veio a Estância onde fez uma visita técnica ao Matadouro Municipal José Gravatá, que há cerca de 14 anos responde uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPE/MPF decorrente das irregularidades existentes, tendo que o Município acatar as exigências da legislação vigente, sob a pena de fechamento.

Na semana passada uma Comissão de vereadores foi recebida pela secretária Rose ocasião em que foi solicitado o apoio do governo do Estado no sentido de ver in loco o que pode ser feito para atalhar um possível fechamento do matadouro.

- Esse encontro foi provocado pelo vereador Léo com o apoio dos seus Pares. Pediu ajuda ao govenador Belivaldo Chagas que autorizou esta visita para que fosse observado o que é que o Estado pode fazer para que o matadouro não venha ser  interditado – disse Rose.

- Vimos acompanhados do corpo técnico da Endagro, Salete Dezen, Gismário Nobre e Carlos Henrique, juntos, no sentido de ver qual a forma  de o governo contribuir com esta situação – relatou a secretária.

"A primeira exigência para se analisar um matadouro é ter a licença ambiental. Não a tendo, nem se analisa”, disse a Dra. Dezen.


De acordo com exposição da doutora Salete Dezen (Diretora de Defesa Animal) a lei de normas de abate é antiga, de 1958 e nessa força-tarefa que interditou os matadouros de Cristinápolis, Tomar do Geru, Boquim, Pedrinhas, Arauá, Itabaiainha, Tobias Barreto, os laudos trazem pareceres do CREA, Endagro, Adema, Vigilância Sanitária, Centro Veterinário, seguidos da análise do MPE/MPF.

Não é uma coisa dos atuais prefeitos, mas uma coisa que vem há mais de uma década se arrastando. Irregularidades que foram deixadas para trás e hoje cai no colo dos prefeitos atuais, revelou Salete Dezen.

- A primeira exigência para se analisar um matadouro é ter a licença ambiental. Não a tendo, então, nem se analisa”, espelhou a doutora Dezen.

O prefeito Gilson Andrade disse que a situação do matadouro municipal  tem lhe preocupado desde o primeiro momento da sua gestão e tem trabalhado no sentido do não fechamento da citada  Casa de Abate.

- Os matadouros dos municípios vizinhos foram fechados por não terem a licença ambiental. O daqui não tem desde que foi implantado há mais de 16 anos. Os matadouros das regiões Sul e Centro-sul  foram interditados e fechados. Por enquanto só o daqui de Estância continua aberto – disse o prefeito.
"Esta situação nos preocupa desde o começo da nossa gestão", disse o prefeito


O prefeito relatou ainda que encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores pedindo autorização para que fosse feita uma concessão pública.

 - já publicamos o edital, temos em vista uma licitação para o final do ano. Esperamos que o MP entenda essa nossa luta e que possa ver novos prazos para que a empresa ganhadora possa fazer  os investimentos que atendam  as  recomendações  que constam na ação civil pública – arrematou .

O vereador Artur Oliveira taxou de produtiva a visita feita pela secretária e equipe.

 - Embora, diante dos complicadores como a falta de licença ambiental, a falta de um engenheiro responsável pela caldeira, o nosso desejo é que o governo do Estado possa ajudar; se cabe adequações que sejam feitas. Nós cumprimos o nosso papel enquanto representante do povo. Nós entendemos que esta  não é uma questão  fácil de ser resolvida, mas, estamos esperançosos - disse o petista.

O Matadouro José Gravatá faz o abate para as cidades de Indiaroba, Santa Luzia, Umbaúba e Estância. Tem no quadro de funcionários cerca de cem trabalhadores, muitos com mais de 20 anos de faina; são abatidos mil animais ao mês.

Marcaram presença: prefeito Gilson Andrade, vereadores Sérgio Larissa, Zé da Paz, Pedro Benjamin, Dode, Chica do Fato, Léo de FA, Artur Oliveira, Dionísio Neto, Tertuliano Pereira; secretários de Meio Ambiente Joubert Denner, de Agricultura Blinoff, radialistas Adriano Alves e Genílson Máximo.


Parabólica News
Texto e imagens
Genílson Máximo

Secretário de Agricultura Blinoff  explana ações em prol do não fechamento do matadouro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das