Pular para o conteúdo principal

Estância festeja 42 anos do pujante Bairro Cidade Nova nesse domingo




Quem trafega pela BR-101, passando por Estância, não pode deixar de entrevir a vista parcial do Bairro Cidade Nova. Arraial iniciado em 1977, com exatos 42 anos de fundação, deixa na rabada mais de 27 municípios sergipanos. Como era de se esperar, não para de crescer, hoje possui em sua composição o Residencial Governador Marcelo Déda (Recanto Verde), com quase mil unidades habitacionais recém-construídas, praticamente, um bairro dentro do outro.

A Cidade Nova chega aos 42 anos e festeja as Bodas de Prata Dourada.  Idealizada pelo prefeito Walter Cardozo, em 24 de novembro de 1977, em cima de um trator (patrol), ao lado do motorista, Walter Cardozo desenhou a planta das ruas do bairro que  mais tarde levaria o seu nome. Nos teares da sua construção quase seria batizado de “Tropicália”. E, placidamente, ruas e avenidas foram tomando formas.

Em conversa com o senhor Pedro Siqueira - ex-prefeito, ex-deputado, empresário – revelou-me que o Bairro Cidade Nova foi construído em um terreno que tinha como promessa ser transformado num campo de pouso de avião. A promessa não se cumpriu, veio, então, a ser transformado no atual logradouro.

Prefeito Ivan Leite

De 2005 a 2012, Estância foi governada pelo engenheiro elétrico Ivan Leite, eleito prefeito por dois mandatos consecutivos. Nesse período Ivan Leite contribuiu ainda mais com o desenvolvimento do bairro ao garantir políticas públicas que fizeram o bairro dar um salto quântico.

Com Ivan Leite na prefeitura a Cidade Nova ganhou:

- Sede do Conselho Tutelar
- IFS, em parceria com o governo federal
- Cozinha Comunitária
- Creche/Escola
- Pavimentação do Conjunto Mutirão
- Pavimentação do Loteamento Belo Horizonte
- Pavimentação do Loteamento São Francisco
- Recapeamento asfáltico de todo o trecho do percurso da Astele: do CJ Santo Antônio ao B. Santa Cruz
- Cessão de terreno para construção de Escola Infantil em parceria com a Fundação Maratá
- Construção do Sesinho (Indústria do Conhecimento) com oferta de biblioteca, internet
- Reforma da Escola Núbia Nabuco
- Reforma da Escola Laura Costa
- Construção de uma Unidade de Saúde no CJ. Valadares
- Implantação de sede do Peti no Conjunto Paulo Amaral
- Ampliou o número de famílias beneficiárias do Bolsa Família
- Reforma e ampliação da área de captação de água - biribinha

Prefeito Carlos Magno

Em sua recente gestão garantiu a pavimentação de ruas do CJ. Paulo Amaral, abriu e pavimentou a Rua Osório Ramos, construiu praça na Entrada do bairro, pavimentou a rua de acesso ao IFS.

Prefeito Gilson Andrade

O prefeito Gilson Andrade elencou o Bairro Cidade Nova como uma das prioridades da sua gestão. Nesses três anos tem laborado para garantir qualidade de vida aos munícipes.  Ao longo de 40 anos ainda tinha famílias que habitavam em ruas sem pavimentação, sofriam com a poeira do verão e lamas do inverno, agora sorriem felizes com as obras de calçamento. As famílias da antiga Baixada, por exemplo, terão as suas ruas pavimentadas. As obras avançam, totalizando onze ruas.  Reabriu o Centro de Geração  de Renda em apoio às costureiras do bairro.

Esta semana o prefeito Gilson Andrade inaugurou a Cozinha Comunitária, está na iminência de ser inaugurado o calçamento de uma das ruas da antiga Baixada, também será inaugurada Quadra Poliesportiva. No mês passado inaugurou  uma Unidade de Saúde no Conjunto Santo Antônio.  O prefeito GA  está no aguardo da liberação da ordem de serviço dada pela Caixa, é provável que até janeiro próximo as obras do novo Mercado Municipal sejam iniciadas.

Vereador André Graça

Um pedido do vereador André Graça ao deputado Laércio Oliveira,garantiu a verba de um milhão de reais para fazer o recapeamento asfáltico das ruas transversais interligadas à Avenida Jornalista Augusto Gomes, será um grande presente para os moradores o que enfatizará a marca indelével da gestão Gilson Andrade.

O bairro já elegeu vereadores, é pujante, a cada dia agrega novo empreendimento. Possui cinco unidades de ensino, lojas de variedades, supermercados, farmácias, butiques, restaurantes, igrejas evangélicas e católica, feira livre, etc. Nesse dia, 24 de novembro de 2019, parabenizamos todos àqueles que direto ou indiretamente contribuem para transformá-lo em bairro maior que 27 municípios sergipanos.

Feliz aniversário, Cidade Nova, nos seus 42 anos de fundação!


Por: Genílson Máximo





Comentários

Unknown disse…
Parabéns cidade nova!

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&