Pular para o conteúdo principal

Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização: quem ganhou com elas?



[*] Adalberto Vasconcelos Andrade

Antes é preciso fazer um breve histórico. O projeto de lei original que permite o uso da terceirização em todas as áreas – atividade-fim e atividade-meio - das empresas, entrou em pauta na Câmara dos Deputados há 20 anos - PL 4.302/98.
Os resultados não são tão “românticos” como defende o deputado federal Laércio Oliveira. Tanto com relação à Reforma Trabalhista, quanto - e principalmente - à Lei da Terceirizacão. Já falei sobre o tema neste Portal no início do ano, mas vejo que preciso atualizar a discussão.
Dar o meu contraponto ao discurso do deputado na abertura do III Fórum Empresarial de Relações Trabalhistas, ocorrido no último dia 13 do corrente mês. É preciso patentear que geração de empregos não se faz com discurso, muito menos com leis e promessas. O desejo de aprová-las veio no governo de Michel Temer. Durante os governos de Lula e Dilma Rousseff o projeto de lei não evoluiu - sabiam que os trabalhadores seriam prejudicados.
Mas está aí em vigor a Lei da Terceirização - 13.429/17 – e mais um presente de grego para o trabalhador brasileiro. O fato é que o parecer do deputado federal Laércio Oliveira foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Quem atua nesse segmento empresarial foi o verdadeiro beneficiado. Foram muitas promessas para poucos milagres. 
O Congresso Nacional defendia que com a Reforma Trabalhista novos postos de trabalho surgiriam pela flexibilidade garantida pela própria lei. Uma vez em vigor, a prática provou o contrário. São milhares de empresas fechando as portas, e um exército de desempregados que só cresce a cada dia. O fato é que a reforma completou dois anos sem gerar resultados.
O trabalho intermitente no Brasil não passa de uma ilusão vendida pelos nossos congressistas - e eles sabem disso mais que ninguém. Com a Reforma Trabalhista, nossos representantes desmantelaram tudo o que se construiu em termos de direitos sociais nos últimos 50 anos e, no caso dos diretos trabalhistas, em mais de 70 anos.
Hoje o que vemos são pessoas subempregadas fazendo das tripas coração para sobreviver. Sem alternativa no mercado formal de trabalho, milhões de brasileiros recorrem às plataformas de aplicativos para pagar as contas e por comida na mesa - sem as garantias e os benefícios previstos na CLT. 
Em suma, a Reforma Trabalhista somada à Reforma da Previdência significa que conquistar a merecida aposentadoria virou privilégio de poucos. Parafraseando John Lennon, para a maioria dos cidadãos brasileiros “o sonho acabou".

(*) É administrador de Empresas, policial rodoviário federal aposentado, escritor e colaborador exclusivo do Portal JLPolítica.


Fonte: JL Política
http://jlpolitica.com.br/colunas/aparte/posts/reforma-da-previdencia-ja-foi-aprovada-em-dez-estados/notas/opiniao-reforma-trabalhista-e-lei-da-terceirizacao-quem-ganhou-com-elas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estância lamenta a perda irreparável de Riviany Magalhães, ícone da Educação Municipal

  A cidade de Estância está profundamente abalada com a precoce e trágica perda da professora Riviany Costa Magalhães, vítima de um acidente na BR-101. Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Advogada e ex-secretária Adjunta da Educação, Riviany deixou um legado significativo para a educação do município. Sua partida inesperada representa uma perda imensa, não apenas pela vasta contribuição profissional, mas também pela presença acolhedora que exercia nas escolas municipais, onde, com dedicação, transformava a vida de alunos, colegas e toda a comunidade. Riviany não era apenas uma educadora, era um símbolo de afeto, compromisso e competência. Sua trajetória, interrompida de forma abrupta, deixou todos profundamente consternados, pois ainda havia muito a ser oferecido. A ausência de Riviany é sentida de forma irreparável, mas seu exemplo continuará vivo, servindo de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. O prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André G

Os cabarés de Estância, os homens de bem e o falso moralismo

Sem a menor pretensão de estar escrevendo algo original, singular, adianto que a minha motivação   para juntar esse monte de letras que chamo de texto, são as obras de Gabriel Garcia Marques, “Memórias de Minhas Putas Tristes”, as de Jorge Amado, “Teresa Batista Cansada de Guerra”, e Gabriela Cravo e Canela, assim como as músicas, “Cabaré” de João Bosco e Aldir Blanc, “Folhetim” de Chico Buarque de Holanda e “Geni e o Zepelim” também de Chico Buarque. Farei   observações sobre as profissionais do sexo, ora como putas, ora como prostitutas, ou qualquer outro sinônimo, seguindo o vocabulário de cada época. Escrever sobre personagens do andar de cima ou do andar de baixo é uma opção ideológica e não literária em minha opinião, por isso escolhi mais uma vez escrever sobre gente discriminada, gente que apesar do trabalho que exercia, tinha mais dignidade do que se imagina. Estou me referindo aos proprietários de cabarés. Quanto mais lemos, quanto mais estudamos as obras de Jorge

Estância e as suas ruas de nomes pitorescos

Capitão Salomão, centro Por: Genílson Máximo Estância, traz de pia, nome   que  converge em  ascensão ao substantivo feminino. Nome que  agrada ouvir sua sonoridade e que não o é cacófato. Por conta da sua simbiose com o município de Santa Luzia - do qual  foi povoação - quiçá, recebeu do mexicano Pedro Homem da Costa o nome de Estância, talvez  por ser  um local de paragem, de descanso quando das viagens de comércio entre outros  os povos da época. Denominada pelo monarca  Dom Pedro II como o Jardim de Sergipe,  Estância guarda na sua arquitetura os sobrados azulejados, possui um belo acervo arquitetônico, apesar das constantes perdas provocadas por destruições e mutilações de prédios históricos. Estância  das festas juninas, do barco de fogo, dos grupos folclóricos. Estância composta  por nomes de ruas que rasgam o tempo, mesmo com  as constantes mudanças de nomes, continuam vivos no consciente popular  com os seus  pitorescos  nomes. O programa "Sábado Esperança&