Pular para o conteúdo principal

Reforma Trabalhista e Lei da Terceirização: quem ganhou com elas?



[*] Adalberto Vasconcelos Andrade

Antes é preciso fazer um breve histórico. O projeto de lei original que permite o uso da terceirização em todas as áreas – atividade-fim e atividade-meio - das empresas, entrou em pauta na Câmara dos Deputados há 20 anos - PL 4.302/98.
Os resultados não são tão “românticos” como defende o deputado federal Laércio Oliveira. Tanto com relação à Reforma Trabalhista, quanto - e principalmente - à Lei da Terceirizacão. Já falei sobre o tema neste Portal no início do ano, mas vejo que preciso atualizar a discussão.
Dar o meu contraponto ao discurso do deputado na abertura do III Fórum Empresarial de Relações Trabalhistas, ocorrido no último dia 13 do corrente mês. É preciso patentear que geração de empregos não se faz com discurso, muito menos com leis e promessas. O desejo de aprová-las veio no governo de Michel Temer. Durante os governos de Lula e Dilma Rousseff o projeto de lei não evoluiu - sabiam que os trabalhadores seriam prejudicados.
Mas está aí em vigor a Lei da Terceirização - 13.429/17 – e mais um presente de grego para o trabalhador brasileiro. O fato é que o parecer do deputado federal Laércio Oliveira foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Quem atua nesse segmento empresarial foi o verdadeiro beneficiado. Foram muitas promessas para poucos milagres. 
O Congresso Nacional defendia que com a Reforma Trabalhista novos postos de trabalho surgiriam pela flexibilidade garantida pela própria lei. Uma vez em vigor, a prática provou o contrário. São milhares de empresas fechando as portas, e um exército de desempregados que só cresce a cada dia. O fato é que a reforma completou dois anos sem gerar resultados.
O trabalho intermitente no Brasil não passa de uma ilusão vendida pelos nossos congressistas - e eles sabem disso mais que ninguém. Com a Reforma Trabalhista, nossos representantes desmantelaram tudo o que se construiu em termos de direitos sociais nos últimos 50 anos e, no caso dos diretos trabalhistas, em mais de 70 anos.
Hoje o que vemos são pessoas subempregadas fazendo das tripas coração para sobreviver. Sem alternativa no mercado formal de trabalho, milhões de brasileiros recorrem às plataformas de aplicativos para pagar as contas e por comida na mesa - sem as garantias e os benefícios previstos na CLT. 
Em suma, a Reforma Trabalhista somada à Reforma da Previdência significa que conquistar a merecida aposentadoria virou privilégio de poucos. Parafraseando John Lennon, para a maioria dos cidadãos brasileiros “o sonho acabou".

(*) É administrador de Empresas, policial rodoviário federal aposentado, escritor e colaborador exclusivo do Portal JLPolítica.


Fonte: JL Política
http://jlpolitica.com.br/colunas/aparte/posts/reforma-da-previdencia-ja-foi-aprovada-em-dez-estados/notas/opiniao-reforma-trabalhista-e-lei-da-terceirizacao-quem-ganhou-com-elas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HÁ QUASE UM MÊS ADOLESCENTE ESTANCIANA CONTINUA DESAPARECIDA

Layla Liz, desaparecida desde domingo, 28/01 (foto/arquivo pessoal) A jovem estanciana  de 17 anos, Layla Liz Assunção, está desaparecida desde o domingo, 28 de janeiro, há quase um mês De acordo com a família, Layla  desapareceu de Estância por volta das 14h do dia 28 de janeiro quando caminhava próximo a prefeitura no centro  de Estância. A jovem saiu de casa sem os remédios que faz uso (ante-depressivos) e sem outros pertences pessoais. A polícia foi notificada no mesmo dia e as investigações continuam em andamento. De acordo com o delegado regional da DERPOL, Allan Faustino, as diligências continuam. Segundo o primo de Layla, Guilherme Motta, apesar das intensas buscas feitas pelos familiares, ainda  não há nenhuma novidade.  Semanas atrás a tia (Gina)  ligou para o celular da adolescente e este apresentava sinal de desligado. Quando de um breve contato uma voz dizia "Oi, tou bem". De acordo com a tia, mas parecia um aplicativo.   Esta semana mantivemos

Vice-prefeita de Estância é dos nomes que lideram pesquisa do Dataform para deputado

O Estado de Sergipe, na manhã desta segunda-feira, 20,  teve acesso  à pesquisa de intenção de votos encomendada  pelo  Jornal Cinform e elaborada pelo  Instituto Dataform, publicada na edição  de 20 a 28 do corrente mês e que revela os nomes mais citados para os cargos de deputados estadual e federal, como também para governador e senador que irão disputar o pleito de 2018.  A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), que disse sentir-se preparada para  disputar uma cadeira na Alese,  na pesquisa  aparece em 3° lugar  na intenção de votos (espontânea) com o percentual 1,2%  colada com Nitinho 1,5% e Maria Mendonça 1,5%.  Adriana Leite, concedeu entrevista ao radialista Genílson Máximo, no sábado (18) e revelou que estar preparada para o desafio. Conta com o apoio do marido Ivan Leite (ex-prefeito) e estar ao lado do prefeito de Estância Gilson Andrade reconstruindo Estância que  enfrenta dificuldades deixadas pela gestão passada. Adriana, na entrevista,  f

90 anos do empresário Jorge Leite, familiares e amigos cantaram "Parabéns a você"

Por: Genílson Máximo "Ao vê que a vitória,  de familiar ou amigo, tinha sido por mérito, isto lhe fazia muito feliz" lembrou Ivan  Este domingo, 19,   foi marcado   pela adição de mais um ano   à existência do empresário estanciano Jorge Prado Leite que comemorou 90 anos. Caso fosse de casamento, a   cerimônia seria   de Bodas de Álamo. O momento   reuniu   familiares, autoridades e amigos   para cantar   "Parabéns a Você". A liturgia   teve início com   celebração de Missa em Ação de Graças, na Capela Santa Cruz,   nesta manhã por volta das 07h30m. Após a Missa,   o engenheiro   Ivan Leite,   filho do aniversariante, usou da palavra para agradecer   a presença de todos que prestigiaram a solenidade de fé cristã. Em seguida os convidou   a participar   de um   café da manhã nas instalações do Cineteatro Gonçalo Prado, ao som da Centenária Lira Carlos Gomes e do forrozeiro Fabinho da Folha. O "Parabéns a Você"   foi seguido das